X

Esportes

Fãs se reúnem em cemitério para homenagear Senna 20 anos após morte

Ao redor do túmulo de Senna, enfeitado com bandeira do Brasil, capacete, imagens e mensagens, os admiradores que visitam o local anualmente trocavam abraços e saudações efusivas

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 01/05/2014 às 14:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dezenas de fãs visitaram o túmulo de Ayrton Senna nesta quinta-feira. No dia em que a morte do tricampeão mundial na Fórmula 1 completou 20 anos, seus admiradores prestaram uma série de homenagens e se emocionaram no Cemitério do Morumbi, em São Paulo.

Para muitos dos fãs, o 1º de maio é dia de reencontrar velhos amigos. Ao redor do túmulo de Senna, enfeitado com bandeira do Brasil, capacete, imagens e mensagens, os admiradores que visitam o local anualmente trocavam abraços e saudações efusivas. “Que bom saber que você está bem!”, disse uma senhora.

Antônio Paulo Batista, um dos habitues, diz ter visitado o cemitério de Ayrton Senna em todos os anos desde 1994. Vestido com um macacão vermelho, ele se dirigiu à imprensa com desenvoltura e fez questão de comer uma banana diante das câmeras em solidariedade ao lateral Daniel Alves, do Barcelona.

Celsom Gomes Pereira também visita o local anualmente, mas é mais discreto que o amigo. O motorista de 56 anos, integrante da antiga Torcida Ayrton Senna (TAS), costuma montar uma pequena exposição sobre o piloto no cemitério, com direito até a exibição permanente de um DVD.

“A maioria já se conhece. Isso aqui virou uma família”, afirmou Pereira logo depois posicionar pequenos vasos de flores em forma de coração ao redor do túmulo de Senna. “Vem gente de diferentes partes do Brasil e até do mundo. É uma loucura saudável. Não sei nem como explicar”, acrescentou.

Enquanto a Gazeta Esportiva  esteve no local, testemunhou a presença de fãs alemães, argentinos e japoneses – Senna conquistou seus três títulos mundiais no país oriental. Além da imprensa brasileira, havia jornalistas da Alemanha e também do Japão.

“Conheço gente que aprendeu português por causa do Senna. É impressionante como uma pessoa pôde mover tantos corações em diferentes partes do planeta. Queria que esse dia não tivesse existido, que fosse apagado. A morte dele repercutiu no mundo inteiro. Nunca vi uma comoção como aquela”, lembrou Pereira.

Reunidos em volta do túmulo do piloto, vizinho ao de seu cunhado, ex-marido de Viviane Senna, os admiradores aproveitaram o encontro para recordar velhas passagens e fazer debates acalorados. “Lembra aquela prova em Hockenheim-1986?”, perguntou um fã, devidamente trajado com a camisa da Lotus, iniciando uma nova discussão.

No dia que marca a morte do piloto, Celsom Gomes Pereira paradoxalmente o sente mais próximo. “Depois que o Ayrton se foi, não consegui mais ver corridas de Fórmula 1. Aqui a gente curte, lembra e se emociona. Tenho certeza que ele está aqui vendo todo o mundo e pensando: ‘um dia vamos nos encontrar’”, imaginou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

Cotidiano

Caminhão perde controle e trava Rodovia Anchieta

Após a retirada do caminhão, o tráfego voltou a sua normalidade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter