Esporte é essencial para uma vida saudável

Atividades motoras fazem bem psicologicamente, a mente descansa e o estresse do dia a dia é aliviado.

Comentar
Compartilhar
01 JAN 201311h05

Para que o esporte realmente traga benefícios e faça parte da sua rotina é preciso fazê-lo com prazer. Nem sempre é fácil escolher um esporte que se goste e também atenda as condições e resultados desejados.

Às vezes para chegar a uma escolha é preciso experimentar qual prática esportiva que mais se adequará e te agradará. Conversar com um profissional na área ou praticantes também pode ajudar na decisão.

Analise o seu perfil, pense nos detalhes como quanto tempo tem disponível, se há lugares com a modalidade perto de sua casa, se quer ambientes abertos ou fechados, se quer gastar dinheiro ou não, entre outros fatores. Pense também quais são os seus objetivos, perda de peso, ganha de massa muscular e até ajuda ao combate de determinada doença.

Após isso organizado em sua mente consulte um médico, a análise dele é essencial para garantir sua segurança física, assim como o acompanhamento de um profissional de educação física. A tabela abaixo mostra os benefícios e riscos de várias modalidades, para ajudar você a entender cada uma delas e seus efeitos. Faça a escolha certa.

A corrida melhora da capacidade cardiorrespiratória

Modalidades e principais benefícios:

Atletismo (Velocidade/Saltos) - Melhora da coordenação, equilíbrio, ganho de massa muscular, explosão
Basquete - Melhora da agilidade,coordenação, explosão, trabalho em equipe
Corrida (Fundo) - Melhora da capacidade cardiorrespiratória
Ciclismo - Melhora da capacidade cardiorrespiratória, resistência muscular
Dança - Melhora da agilidade, coordenação, flexibilidade, capacidade cardiorrespiratória, trabalho em equipe
Futebol - Melhora da agilidade, coordenação, capacidade cardiorrespiratória, explosão, trabalho em equipe
Ginástica Localizada - Melhora da força, resistência muscular
Lutas - Melhora da agilidade, coordenação, explosão, força muscular, flexibilidade e capacidade cardiorrespiratória
Musculação - Melhora da força, resistência muscular
Natação - Melhora da capacidade cardiorrespiratória, capacidade pulmonar
Pilates - Melhora da consciência corporal, força e resistência muscular (principalmente tronco)
Tênis - Melhora da agilidade, coordenação, explosão
Treinamento - Funcional Melhora da agilidade, explosão, coordenação, força e resistência muscular
Triatlo - Melhora da capacidade cardiorrespiratória, capacidade pulmonar, resistência muscular
Voleibol - Melhora da agilidade, coordenação, equilíbrio, explosão, trabalho em equipe
Yoga - Melhora da consciência corporal, flexibilidade. força e resistência muscular geral

Conteúdo Editorial: Patrícia Rosseto e Jeferson Marques