X

Esportes

Especialistas em leitura labial confirmam que Neymar foi chamado de macaco

Brasileiro do PSG foi alvo de racismo por parte do zagueiro espanhol Álvaro González, do Olympique de Marselha

Estadão Conteúdo

Publicado em 20/09/2020 às 22:27

Atualizado em 20/09/2020 às 22:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Defensor direcionou a palavra "mono" (macaco, em espanhol) ao atacante brasileiro / REPRODUÇÃO

Especialistas em leitura labial confirmaram neste domingo, em entrevista à TV Globo, que Neymar foi alvo de racismo por parte do zagueiro espanhol Álvaro González, do Olympique de Marselha. Eles afirmaram que o defensor direcionou a palavra "mono" (macaco, em espanhol) ao atacante brasileiro do Paris Saint-Germain no clássico disputado no último dia 13, em Paris, pelo Campeonato Francês.

Os especialistas ouvidos são Luis Felipe Ramos, que faz parte da Associação de Surdos do Rio de Janeiro, Felipe Oliver e Mikel Vidal, tradutores de libras que trabalham para o Instituto Nacional de Educação de Surdos - esse último é filho de colombianos e tem formação avançada em espanhol.

"Ele fala a palavra 'mono' em espanhol, no momento em que ele, inclusive, fala e vira a boca. Ali fica claro. A gente não conseguiu, por exemplo, perceber o que ele fala antes de falar a palavra 'mono'. Mas a palavra 'mono' foi um trecho que a gente teve consenso na hora em que estava fazendo o trabalho de leitura labial", disse Felipe Oliver.

A ofensa teria acontecido ainda no primeiro tempo da partida, após um desentendimento entre o atacante e o defensor. Neymar foi até o quarto árbitro e disse as palavras "racismo, não!", mas nada foi feito pela equipe de arbitragem. No final do jogo, após uma briga generalizada, Neymar deu um tapa na cabeça de González e recebeu o cartão vermelho.

A discussão prosseguiu nas redes sociais, onde Neymar afirmou que o único arrependimento foi não ter "dado na cara" do espanhol; González afirmou que não era racista, insinuou que a situação foi devido à derrota do Paris Saint-Germain e postou uma foto do elenco do Olympique de Marselha - o brasileiro então respondeu criticando-o e dizendo que ele "não era homem de assumir o erro".

O Olympique de Marselha defendeu González e afirmou que o espanhol não é racista. Um tio do zagueiro afirmou que a palavra pronunciada foi "bobo" e não "mono", em entrevista na Espanha.

Neymar foi punido com dois jogos de suspensão por conta do cartão vermelho. O Paris Saint-Germain preparou um dossiê para a defesa do atacante e, caso González seja punido, pode ficar fora de até 10 jogos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter