Continua depois da publicidade
Depois do ciclismo, é a vez de o mundo do atletismo virar de cabeça para baixo por conta de casos de doping. Neste domingo, poucas horas depois do norte-americano Tyson Gay revelar que foi flagrado num exame e decidir se retirar voluntariamente das competições, um escândalo veio a público na Jamaica. De acordo com o jornal jamaicano The Gleaner, cinco atletas do alto escalão do país também atestaram positivo. Um deles é o superastro Asafa Powell, que já admitiu o caso.
Asafa Powell, segundo colocado do ranking mundial dos 100 metros em 2013 (atrás justamente de Tyson Gay), confirmou que testou positivo para oxilofrina, uma substância estimulante que faz parte da lista das proibidas pela Agência Mundial Antidoping (Wada). O seu empresário também confirmou que Sherone Simpson, integrante da equipe jamaicana feminina que foi medalhista de prata no revezamento 4x100 metros nos Jogos de Londres/2012, é outra da lista de flagrados.
Em nota, Asafa Powell confirmou o resultado positivo, mas garantiu que não foi voluntário. "Nunca tomei ou consumi sob o meu conhecimento ou minha vontade qualquer suplemento ou sustância que quebre as regras. Eu não sou agora - nem nunca fui - um trapaceiro", escreveu o velocista de 30 anos, que já foi o recordista mundial dos 100 metros, com 9s74, antes do surgimento do também jamaicano Usain Bolt, dono da marca de 9s58.
De acordo com comunicado, escrito em primeira pessoa e assinado por Asafa Powell, a equipe dele já iniciou uma investigação interna e vai cooperar com todas as investigações para descobrir como a substância entrou no seu corpo. Campeão olímpico do revezamento 4x100 metros nos Jogos de Pequim/2008, ele afirmou ainda que o resultado do teste o deixou "completamente devastado".
Continua depois da publicidade
De acordo com o jornal The Gleaner, foram reprovados cinco atletas em testes realizados durante as seletivas jamaicanas para o Mundial de Atletismo de Moscou, marcado para acontecer em agosto. Desses, três seriam velocistas, sendo dois campeões olímpicos - casos de Asafa Powell e Sherone Simpson, integrante da equipe campeã do revezamento 4x100 metros em Atenas/2004. Os outros dois casos são de atletas de provas de campo, mas os nomes não foram revelados.
O atletismo da Jamaica, inclusive, já tinha passado recentemente por outro escândalo de doping. A velocista jamaicana Veronica Campbell-Brown testou positivo para um diurético em prova tirada em maio. Oitava mulher mais rápida da história nos 100 metros e bronze nos Jogos de Londres/2012, ela está suspensa preventivamente.
Continua depois da publicidade