Continua depois da publicidade
Elano está de volta ao Santos. Aos 33 anos, o meio-campista, que já foi chamado de Menino da Vila, foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira como reforço para o Campeonato Paulista e não nega o sabor especial em retornar ao time de Vila Belmiro pela terceira vez.
"As minhas primeiras corridas no CT me fizeram lembrar grandes momentos e histórias. Cheguei no Santos tomando café em uma Kombi e hoje volto com uma grande estrutura que conseguimos construir com aquele título de 2002. Estou mais experiente, com mais idade, mas com a mesma vontade de conquistar. Tenho cinco títulos, mas quero o sexto, sétimo, e ajudar esses meninos", discursou o jogador bicampeão Brasileiro, campão da Libertadores e bicampeão Paulista com a camisa do Peixe.
Após 13 anos, o torcedor santista vai poder rever Elano, Renato e Robinho, juntos de novo, em campo. Na época, os três ainda jovens promissores também foram responsáveis por tirar o Santos de uma profunda crise e ficaram imortalizados com o título do Campeonato Brasileiro de 2002.
Elano também admitiu que Robinho foi o responsável por dar o pontapé nas negociações de seu retorno.
Continua depois da publicidade
"Foi em um jogo, em Uberlândia, que ele disse que eu voltaria para o Santos com ele. Aí começou um processo de negociação, isso foi um primeiro momento", comentou o jogador que vestirá a camisa 22 para atender um pedido das filhas.
Ciente da situação conturbada que o Peixe tem passado, Elano garante que é possível reverter este quadro em pouco tempo e compara o momento com o início da década de 2000, quando chegou ao Santos pela primeira vez.
"2001 era pior, mais grave, mas, apesar da dificuldade do Santos, que vai se reencontrar o mais rápido possível, o mais positivo é que temos jogadores novos de qualidade, um futuro brilhante na base. Jogadores surgindo, que fazem parte do profissional. Isso é o futuro, a reconstrução da base. Então, com certeza em algum tempo estará tudo ok".
Continua depois da publicidade
Índia
O último clube que Elano defendeu foi o Chennaiyin, da Índia. Apesar do desconhecimento da maior parte dos brasileiros sobre o futebol indiano, o jogador ressalta sua boa passagem pelo país asiático.
Continua depois da publicidade
"Foi uma experiência fantástica, cheguei ao Brasil com saudade do que vivi lá. Vivi os dois lados, o lado rua e trabalho, e tudo lá foi fantástico. Fiz amizade com famílias indianas. A liga foi muito organizada, bonito de se ver o que fizeram em três meses, a segunda mais vista na Ásia. Posso dizer que foi quase perfeito. Foi perfeito em termos de amizade, eu joguei como meia de armação. Fiz 13 ou 14 jogos e 9 gols, fui artilheiro. Nos primeiros seis jogos fiz gols em todos. Cheguei preparado e posso dizer que a Índia foi uma grande experiência, foi algo mágico, foi legal fazer parte de um povo tão diferente", disse Elano.
Flamengo
Antes, porém, o ex-jogador da seleção brasileira não teve o mesmo sucesso no Flamengo. O próprio Elano já explicou porque decidiu rescindir seu contrato com o rubro-negro carioca, mesmo que de uma forma amigável, surpreendente.
Continua depois da publicidade
"Vinha em um processo de desgaste fora do campo, de dificuldades superadas, mas você não descansa com férias curtas e o rendimento não é o mesmo. Não adianta ser teimoso, ficar dando murro em ponta de faca. Aa pessoas acham que me mandaram embora no Flamengo. Foi uma conversa legal, eu tomei uma decisão e no dia seguinte fui parabenizado. Em um momento, você precisava parar. Foi importante", explicou.