Esportes

É TRICAMPEÃ! Santista Beth Gomes conquista mundial no lançamento de disco

Partida foi disputada nesta segunda-feira (20), em Kobe, no Japão

Da Reportagem

Publicado em 20/05/2024 às 17:38

Comentar:

Compartilhe:

Atleta Beth Gomes / Comitê Paralímpico Brasileiro/Divulgação

Nesta segunda-feira (20), a santista Beth Gomes (Fast Wheels/Fupes) se consagrou tricampeã mundial no lançamento de disco F53 (que competem sentados), no Mundial de Atletismo Paralímpico, disputado em Kobe, no Japão. Ela também conseguiu a prata em arremesso de peso.

Campeã nas Paralimpíadas de Tóquio no lançamento de disco, Beth Gomes aos 59 anos, venceu com a marca de 17,22m. A distância foi um pouco menor do que o recorde mundial dela na mesma disputa, de 17,80m, feito no Parapan de Santiago 2023.

O segundo lugar veio a japonesa Keiko Onidani, que teve a marca de 14.49m. Em seguida veio a russa Elena Gorlova com 12.67m. Vale destacar que todos os seis lançamentos de Beth lhe garantiriam a medalha de ouro.

"Esse título significa muito, minha resiliência e minha vontade de viver. Toda vez que acordo, eu sei que a esclerose múltipla não me venceu. Então, é uma realização esse tricampeonato. Estou muito feliz e gostaria de agradecer a todos que me apoiam", disse Beth, que tem presença garantida nos Jogos Paralímpicos de Paris.

Mais cedo, na noite de domingo, Beth conquistou a prata no no arremesso de peso em uma prova agrupada das classes F53/F54. E a santista, que é classe f53, fez 7,53m e terminou na segunda posição. Ela só foi superada pela mexicana Gloria Guadarrama, da F54, com 8,04m. A uzbeque Nurkhon Kurbanova (F54) terminou na terceira colocação, com 7,48m.

“Foi uma prova acirrada, competindo com atletas de uma classe maior do que a minha, com adversárias muito boas também. Mas queria uma medalha e consegui", disse Beth.

Para entender a diferença entre as categorias do paratletismo, tanto a F53 quanto a F54 são para atletas com transtorno do movimento de alto grau na base do tronco e nas pernas. Porém, no F53, os atletas também têm transtorno do movimento de baixo grau nas mãos, o que afeta a sua capacidade de agarrar.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Com custeio do Estado, Hospital de Bertioga atenderá todo Litoral de SP

Governador visitou as obras do novo complexo hospitalar e confirmou o compromisso do governo estadual

Diário Mais

O combinado não sai caro! Entenda o que é contrato de namoro e o seu valor legal

A prática virou tendência entre famosos e pessoas anônimas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter