Esportes

É Hexa! Brasil dispara como maior campeão de surfe na era WSL

Com a conquista de Filipe Toledo, País disparou como maior vencedor desta nova era do surfe, com seis taças

Folhapress

Publicado em 09/09/2022 às 12:10

Compartilhe:

Filipe Toledo conquistou o seu primeiro título mundial de surfe / Thiago Diz/World Surf League

Desde que a WSL (Liga Mundial de Surfe) mudou de nome em 2015, o Brasil é o país que mais conquistou títulos do Circuito Mundial de surfe masculino. Com a conquista desta quinta de Filipe Toledo, a nação brasileira disparou como maior vencedora desta nova era do surfe, com seis taças.

O Circuito Mundial de Surfe surgiu em 1976 depois que dois surfistas havaianos juntaram eventos de surfe ao redor do mundo para criar o IPS (Surfistas Profissionais Internacionais, na tradução livre) e organizar o primeiro Circuito Mundial.

Em 1983, o surfista Ian "Kanga" Cairns evoluiu o conceito original do IPS e deu início à ASP (Associação dos Profissionais de Surfe), com o controle do esporte, tanto para os organizadores do evento quanto para os surfistas do circuito.

Mais de 30 anos depois, a ASP mudou de nome para WSL, em 2015. A entidade passou a supervisionar as principais áreas envolvendo o Circuito Mundial e o QS (divisão de acesso ao Circuito), Circuito de Ondas Grandes, Campeonato Mundial de Longboard e o Campeonato Mundial Júnior. A WSL também criou escritórios regionais ao redor do mundo, além da sede já existente na Califórnia (Estados Unidos).

O primeiro campeão da era WSL no Circuito Mundial masculino foi para o brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho. Na sequência, dois títulos para o havaiano John John Florence -no surfe, o Havaí é considerado uma nação à parte dos Estados Unidos.

Depois, só deu Brasil. Foram quatro títulos na sequência. Gabriel Medina, em 2014 e 2018, Italo Ferreira, em 2019, Medina novamente, em 2021, e agora Filipinho. O Circuito não foi realizado em 2020 devido à pandemia da Covid-19. No total, são seis títulos do masculino para o Brasil, dois para o Havaí e nenhum para outro país na era WSL.

No geral, porém, o Brasil está muito atrás. Considerando todos os Mundiais do masculino desde 1976, o Brasil ainda está atrás de Austrália, Estados Unidos e Havaí.

Veja o ranking:
16 títulos para a Austrália
15 títulos para os EUA (sendo 11 de Kelly Slater)
7 títulos para o Havaí
6 títulos para o Brasil
1 título para o Reino Unido
1 título para a África do Sul

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

Cotidiano

Festa Inverno 2024 é estendida até 10 de agosto; saiba mais

O festival ocorre no Parque do Valongo, novo complexo turístico da cidade e a entrada é gratuita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter