Continua depois da publicidade
Às 16 horas (de Brasília) deste domingo, o Palmeiras terá sua derradeira chance de ficar entre os quatro primeiros colocados da primeira fase do Campeonato Paulista. E para buscar a vantagem de ser mandante nas quartas de final, o atalho pode ser o desespero do Ituano, que joga em casa precisando da vitória para evitar o rebaixamento sem depender de outros resultados.
Já classificado antecipadamente, não bastará ao Verdão, atual quinto colocado, somar três pontos para entrar no G-4. Além de ganhar seu compromisso, a equipe de Gilson Kleina necessita que Santos, Mogi Mirim ou Ponte Preta percam de Penapolense, São Paulo e Bragantino, respectivamente – os campineiros ainda têm três gols de vantagem no saldo em relação ao Palmeiras.
“O que precisamos é fazer o nosso resultado. Sabemos que vamos enfrentar o Ituano, que está em uma situação de desconforto, e não vai ser fácil, mas o mais importante é que consigamos a nossa pontuação. Se essa pontuação coincidir com o G-4, melhor para nós. Continuamos com esse objetivo”, apontou Gilson Kleina.
A dúvida é a escalação que entrará em campo. O técnico não poderá contar com Ayrton, Charles e André Luiz, que forçaram o cartão amarelo na goleada sobre o Guarani para entrarem ‘zerados’ no mata-mata. E o comandante ainda terá que lidar com o cansaço de quem entrou em campo na quinta-feira, em derrota para o Sporting Cristal pela Libertadores, no Peru.
Continua depois da publicidade
Já de olho também nas partidas das oitavas de final do torneio continental, a partir do dia 30, diante do Tijuana, do México, Kleina decidiu poupar Márcio Araújo, Ronny e Marcelo Oliveira, mas não divulgou a escalação.
Em relação ao adversário, o atacante Adaílton é o único desfalque, por lesão, e será substituído por Marinho. Mas o maior reforço estará nas arquibancadas. A diretoria permitiu que torcedores do Ituano trocassem duas garrafas pet vazias por um ingresso, com a intenção de ter mais fãs do clube do que no Palmeiras, e conseguiu rapidamente a venda de 5 mil bilhetes – os adeptos do Verdão pagarão mais caro para entrar no estádio.
Continua depois da publicidade
“Foi uma demonstração de carinho com a equipe. A presença do público ajuda, vamos estar supermotivados para presenteá-los com uma grande atuação e a salvação da equipe se mantendo na Série A1”, disse o técnico Doriva. “O atleta sempre dá algo mais e se automotiva quando entra em campo e vê a casa cheia. São jogos bons de jogar, tem a adrenalina do jogo com o grito da torcida. Com certeza isso será um fator motivador para nós.”
O Galo de Itu começa a última rodada em 16º lugar, com 17 pontos, e pode escapar do rebaixamento mesmo com derrota caso o Mirassol, que está dentro da zona da degola, não vença o Linense em sua casa, ou Paulista ou São Bernardo percam como visitantes para São Caetano e Oeste, respectivamente, por placar que os deixem com saldo de gols inferior ao Ituano.
FICHA TÉCNICA
ITUANO X PALMEIRAS
Local: estádio Doutor Novelli Junior, em Itu (SP)
Data: 21 de abril de 2013, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Mauro André de Freitas e Alexandre Basilio Vasconcellos (ambos de SP)
Assistentes adicionais: Raphael Claus e Ilbert Estevam da Silva (ambos de SP)
Continua depois da publicidade
ITUANO: Anderson; Leandro Silva, Cléber, Vitor Hugo e Patrick; Marcinho Guerreiro, Paulinho, Cambará e Fernando Gabriel; Thiago Bezerra e Marinho
Técnico: Doriva
PALMEIRAS: Fernando Prass; Weldinho, Henrique, Mauricio Ramos e Juninho; Vilson, Léo Gago, Souza e Wesley; Vinicius e Leandro
Técnico: Gilson Kleina
Continua depois da publicidade