Descida das Escadas de Santos será neste domingo (19)

Os espanhóis Javier Guijarro e Joan Vicente Merida estão entre os favoritos, assim como equatoriano Mario Jarrin e os brasileiros Wallace Miranda, Markolf Bertchold e Lucas Borba

Comentar
Compartilhar
17 FEV 2017Por Da Reportagem21h30
Participam cerca de 100 pilotos de diferentes nacionalidadesParticipam cerca de 100 pilotos de diferentes nacionalidadesFoto: Matheus Tagé/DL

A Descida das Escadas de Santos chega à 15ª edição e movimenta o Morro do Pacheco, pelo segundo ano consecutivo, neste fim de semana. Participam cerca de 100 pilotos de diferentes nacionalidades, levando milhares de pessoas para ver de perto a habilidade e coragem dos competidores. 

Os espanhóis Javier Guijarro e Joan Vicente Merida estão entre os favoritos, assim como equatoriano Mario Jarrin e os brasileiros Wallace Miranda, Markolf Bertchold e Lucas Borba. Desde 2009, quando Wallace tornou-se bicampeão, um brasileiro não vence o desafio.

O circuito é bastante estreito e íngreme. São 514 degraus em uma pista de 600 metros de extensão e desnível de 143 metros - equivalente a um prédio de 45 andares. Cada mínimo erro pode custar a vitória na corrida, pois não há espaço para recuperação. O recorde da pista é do eslovaco Filip Polc, que encerrou a carreira de piloto em 2016, e concluiu o trajeto em 58’895’’.

A competição tem o patrocínio da Gelog, Integralmédica, Porto de Santos, Riachuelo, Rexona, Lorenzetti, Prodesp, Sabesp, Ecovias, Yamaha, Óleos Menu, Busca Vida com apoio do Instituto Amigos do Pacheco, Prefeitura Municipal de Santos, Ministério do Esporte, Ministério dos Transportes, Governo do Estado de São Paulo. A idealização e organização é da Cbtm – Confederação Brasileira de Mountain Bike.