X

Esportes

De olho no futuro, Arábia Saudita lança academia nacional de esportes

País pretende criar uma nova geração de esportistas, capazes de competir a nível continental e internacional, principalmente no futebol

Da Reportagem

Publicado em 28/07/2020 às 20:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

DIVULGAÇÃO

Depois de permitir mulheres no estádio e criar uma liga feminina de futebol no início do ano, a Arábia Saudita apresentou nesta segunda-feira (27) a Mahd Sports Academy, um projeto nacional focado na descoberta e desenvolvimento de talentos sauditas locais dentro e fora do país. Com a inclusão de esportes individuais e de grupo, meninas e meninos de 6 a 12 anos poderão participar do novo sistema de desenvolvimento.

A Arábia Saudita pretende criar uma nova geração de esportistas, capazes de competir a nível continental e internacional, principalmente no futebol. Isso ocorre após uma série de falhas que a seleção da Arábia Saudita enfrentou nos últimos anos; perdeu de 5 a 0 da anfitriã Rússia na Copa do Mundo de 2018, e não obteve êxito na última Copa da Ásia, em 2019.

A academia procurará jogadores de duas maneiras: a primeira pela escola primária, onde mais de 10 mil professores de educação física, juntamente com olheiros, estarão treinando e procurando jogadores, respectivamente. A segunda etapa envolve os escolhidos ingressando no Centro de Descoberta de Talentos - o país pretende ter 44 centros até o final de 2025, totalizando 1,7 milhão de participantes.
 
“Este projeto é um passo de sonho para a Arábia Saudita, com o país agora focado na criação de talentos sauditas de classe mundial que deixarão seu país orgulhoso", afirmou o ministro dos Esportes da Arábia Saudita, o Príncipe Abdulaziz bin Turki Al-Faisal. 

"A Arábia Saudita tem mais de 1,7 milhão de estudantes no ensino fundamental que praticam esportes por uma hora por semana, mas seus talentos não são reconhecidos até os 14 anos", disse Abdulla bin Faisal Hammad, gerente executivo da Mahd Sports Academy. “Nessa idade, é mais difícil criar um campeão esportivo, se pudermos nos conectar com os jovens antes e fornecendo a eles um treinamento cada vez melhor, poderemos criar jogadores melhores”, completou.

Nos últimos anos, a Arábia Saudita tem investido maciçamente nos esportes, trazendo grandes eventos, como as finais da Supercopa da Espanha, Supercopa da Itália e Campeonato Mundial de Boxe.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Mongaguá

Ex-detento tenta entregar celulares em penitenciária em Mongaguá

homem foi detido com 35 celulares em uma mochila

Diário Mais

Conheça a verdadeira história do vulcão do bairro Macuco, em Santos

A lenda é do ano de 1896 e causou pânico à sociedade da época

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter