Damião será ‘emprestado’ ao Betis por 18 meses e pode voltar ao Santos

Após o fim deste vínculo, o clube espanhol terá de pagar 12 milhões de euros (R$ 52,8 milhões) ao Peixe

A novela entre Santos e Leandro Damião, enfim, acabou. O jogador, porém, ainda não está totalmente desvinculado do time da Vila Belmiro. Nesta sexta-feira, em reunião conciliatória convocada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) em Brasília, os advogados do jogador e o departamento jurídico do Peixe chegaram a um acordo. Segundo advogados das duas partes, em contato exclusivo com o Diário do Litoral, Leandro Damião assinará um contrato de 18 meses (um ano e meio) com o Real Betis. Após o fim deste vínculo, o clube espanhol terá de pagar 12 milhões de euros (R$ 52,8 milhões) ao Santos.

Continua após a publicidade

Caso contrário, o centroavante reconstituirá contrato com o Peixe, podendo ser emprestado ou negociado, sem obrigação de voltar a jogar com a camisa santista. Se não cumprir o contrato com o Betis até junho de 2017 por causa de uma eventual negociação, parte do valor de compra de Damião será repassado ao alvinegro e ao jogador. A porcentagem desta fatia ainda não foi confirmada, pois terá de ser acertada de acordo com a legislação espanhola.

Além disso, o Santos se comprometeu a pagar R$ 4,5 milhões em 40 parcelas. Assim, se livrará da ação trabalhista movida pelo atleta devido aos salários atrasados do início de 2015. Leandro Damião tem contrato com o Santos até dezembro de 2018. Nestes 18 meses em que deve atuar pelo Betis, o Peixe economizará R$ 12.960.000 milhões, já que o salário do seu ex-camisa 9 é de R$ 720 mil mensais.

Continua após a publicidade

O acordo foi firmado após o staff de Leandro Damião tomar ciência do mandado de segurança concedido em favor ao Santos, ainda em caráter liminar, na última terça-feira, pelo TST. A medida definia que o clube fosse ressarcido em R$ 65 milhões se o jogador assinasse contrato com qualquer instituição no mundo. Com isso, o Peixe também derrubou a quebra de vínculo que os advogados do atleta haviam conseguido anteriormente, quando o próprio Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CFB) desvinculou o jogador ao Santos em seus registros.

Durante a reunião desta sexta, o ministro Ives Gandra Martins Filho externou às partes que manteria o poder da liminar se ambas não chegassem a um acordo. Ciente de que o Real Betis já havia entrado em contato com a diretoria santista para entender a real situação dos fatos, Leandro Damião se viu obrigado a entrar em consenso, já que um reinício da guerra judicial o deixaria impedido de jogar futebol. Desta forma, o próprio ministro, segundo nota oficial do site do TST, comunicou o clube espanhol que o jogador poderia assinar contrato sem qualquer restrição.

Continua após a publicidade

Desde o início de 2015, quando entrou na Justiça contra o Peixe em função de salários atrasados, Leandro Damião e Santos duelaram nos tribunais e recorreram a diversas liminares. A saída de Damião do Internacional para o Peixe, em dezembro de 2013 custou 12 milhões de euros e foi financiada pela Doyen Sports. Além de se comprometer, à época, a pagar o empréstimo junto aos investidores com juros de 10% ao ano, o clube assumiu o compromisso de, até 31 de janeiro de 2017, vender o atleta. Senão, terá de pagar uma multa à Doyen de 15.180.000 milhões de euros (R$ 66.4 milhões).