X

Esportes

Dalmo, herói do bimundial santista, morre em Jundiaí

Aos 82 anos, o lateral esquerdo sofria de mal de Alzheimer há alguns anos. Sua família chegou a colocar à venda a medalha conquistada em 63 para pagar o tratamento do ex-jogador

Publicado em 02/02/2015 às 12:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A segunda-feira começou triste para o torcedor santista. O clube perdeu um de seus maiores jogadores em toda a história e símbolo do segundo título mundial do Peixe. Dalmo Gaspar não suportou uma infecção sanguínea, provocada por uma bactéria, e faleceu em um hospital de Jundiaí, sua cidade natal.

Aos 82 anos (nasceu em 19 de outubro de 1932), o lateral esquerdo sofria de mal de Alzheimer há alguns anos. Sua família chegou a colocar à venda a medalha conquistada em 63 para pagar o tratamento do ex-jogador.

Dalmo Gaspar não suportou uma infecção sanguínea, provocada por uma bactéria, e faleceu em um hospital de Jundiaí, sua cidade natal (Foto: Arquivo Pessoal)

Carreira

Dalmo iniciou no futebol em Jundiaí e logo integrou o Paulista, principal time da Cidade. Sempre muito técnico, rapidamente se transferiu para o Guarani, de Campinas.

Até que, em 1957, Dalmo foi contratado pelo Santos, clube onde viveu suas maiores glórias. Atuou pelo time de Vila Belmiro até 1964 e integrou o maior time da história, formando por: Gilmar, Lima, Mauro e Dalmo. Zito e Calvet. Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.

Seu principal momento aconteceu em 1963, quando chamou a responsabilidade durante a grande decisão do Mundial Interclubes entre Santos e Milan, em um Maracanã completamente lotado, e bateu o pênalti que deu o segundo título da competição para o alvinegro praiano.

Títulos

Pelo Santos, Dalmo Gaspar conquistou cinco Campeonatos Paulistas (1958/60/61/62/64), duas Taças Brasil (1961e 1964), duas Libertadores da América (1962 e 1963), dois Campeonatos Mundiais Interclubes (1962 e 1963), o Rio-São Paulo de 1959, e torneios internacionais, como o de Paris (1960 e 1961), o de Valência (1959), Cidade do México (1959), Itália (1961) e San José (1961).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Segunda fase das obras da Avenida Perimetral em Guarujá começam em 2025

Anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Portuária, durante o Santos Export 2024, evento que contou com a participação do prefeito de Guarujá

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter