Esportes

Corinthians e Ponte Preta encaminham inesperada reedição da final histórica de 77

Antes do início do Campeonato Paulista, nenhum dos dois times eram apontados como amplos favoritos a chegarem à decisão

Folhapress

Publicado em 17/04/2017 às 15:30

Compartilhe:

Ponte tem boa vantagem e pode ir a final do campeonato paulista / Fernando Dantas/Gazeta Press

Corinthians e Ponte Preta largaram na frente na busca pelas vagas na final do Campeonato Paulista e encaminharam um duelo histórico depois de 40 anos. Os times, que venceram São Paulo e Palmeiras, respectivamente, ficaram frente a frente na decisão do estadual de 1977, quando a equipe corintiana quebrou um tabu de quase 23 anos sem títulos.

Antes do início do Campeonato Paulista, nenhum dos dois times eram apontados como amplos favoritos a chegarem à decisão. O Corinthians foi chamado de "quarta força do estado", o que está inclusive sendo usado como motivação para a equipe, e a Ponte chegou a ter uma fase complicada na competição, quando trocou até de treinador.

Após a vitória corintiana por 2 a 0 sobre o São Paulo em pleno Morumbi, o técnico Fábio Carille admitiu que a vantagem alvinegra é grande para a partida do próximo domingo (23) em Itaquera. "Fizemos muito bem a primeira parte da semifinal, mas agora temos que acertar na segunda. Temos que respeitar a grandeza do São Paulo e fazer um grande jogo no domingo para carimbar a vantagem que foi construída hoje", disse o treinador.

Gilson Kleina, por sua vez, elogiou a atuação da Ponte Preta no triunfo por 3 a 0 sobre o Palmeiras no Moisés Lucarelli. Os três gols foram marcados ainda no primeiro tempo da primeira partida da semifinal.

"Eu resumiria que a Ponte Preta venceu e convenceu. Soube marcar os pontos fortes da equipe do Palmeiras. A equipe teve uma movimentação que dificultou a marcação do Palmeiras e isso fez com que nós achássemos espaço. Fez um resultado importantíssimo. A Ponte Preta é uma equipe aguerrida que tem tudo para atingir o objetivo", frisou o técnico.

A final de 1977 foi decidida em três jogos.

Naquela ocasião, Corinthians e Ponte Preta disputaram três jogos, todos no Morumbi. No primeiro, o time da capital venceu por 1 a 0. O time de Campinas conseguiu virar a segunda partida e, assim, levar a decisão pro terceiro duelo. Os rivais, então, entraram em campo na noite de 13 de outubro de 1977. O único gol do confronto foi marcado por Basílio, após um bate-rebate na área - o camisa 8 pegou o rebote e balançou a rede ao chutar de primeira, colocando fim à fila.

O Corinthians já fez diversas menções ao título devido ao aniversário de 40 anos. Jadson, por exemplo, atua com o número 77 às costas. A diretoria de marketing ainda irá lançar uma camisa comemorativa nos próximos dias. Vale lembrar que Corinthians e Ponte também decidiram o Paulistão de 1979,
novamente em três duelos no Morumbi. O time corintiano venceu o primeiro e, depois de um empate por 0 a 0, fez 2 a 0 com Sócrates e Palhinha no jogo derradeiro.

A Ponte voltou à final em 1981 e 2008, mas novamente acabou derrotada. O time de Campinas perdeu para o São Paulo e o Palmeiras, respectivamente - só em 2008 a equipe pôde jogar no Moisés Lucarelli.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

Cotidiano

Festa Inverno 2024 é estendida até 10 de agosto; saiba mais

O festival ocorre no Parque do Valongo, novo complexo turístico da cidade e a entrada é gratuita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter