Será a primeira edição disputada em três países e também a maior de todos os tempos / Divulgação/FIFA
Continua depois da publicidade
O caminho até a Copa do Mundo de 2026 já tem capítulos decisivos. Enquanto milhões de torcedores vivem a expectativa das eliminatórias, algumas seleções podem comemorar: estão oficialmente classificadas para o maior torneio do futebol mundial. Entre campeões, favoritos e estreantes, a competição já começa a ganhar contornos históricos.
Será a primeira edição disputada em três países – Canadá, Estados Unidos e México – e também a maior de todos os tempos, com 48 seleções.
Continua depois da publicidade
Esse aumento abre espaço para novas histórias: equipes que chegam pela primeira vez, campanhas surpreendentes e até despedidas de gerações que marcaram época.
A FIFA já anunciou as 16 cidades participantes, e a TV Brasil mostrou quais são. Assista no vídeo abaixo:
Continua depois da publicidade
Por serem sedes, Canadá, Estados Unidos e México não precisaram passar pelas eliminatórias. O México se tornará o primeiro país a sediar três Copas, enquanto os EUA viverão sua segunda experiência em casa – a primeira foi em 1994.
Já o Canadá, que jogará duas edições seguidas pela primeira vez na história, busca conquistar a primeira vitória em Mundiais.
Na CONMEBOL, três seleções já confirmaram presença. A primeira foi a Argentina, atual campeã, que assegurou a vaga com antecedência.
Continua depois da publicidade
Em seguida, Brasil e Equador também carimbaram seus passaportes. Para os equatorianos, será a quinta participação em Copas. Enquanto isso, o Chile já está eliminado e não terá chances de disputar o torneio.
O continente asiático é destaque até agora. Japão, Irã e Coreia do Sul confirmaram presença, reafirmando o peso de seleções que já se tornaram habituais em Mundiais.
Mas a grande novidade vem de Jordânia e Uzbequistão, que disputarão a competição pela primeira vez em 2026. Para milhões de torcedores desses países, será a realização de um sonho histórico.
Continua depois da publicidade
Na Oceania, além da Austrália já confirmada, a Nova Zelândia conseguiu conquistar a vaga após bater a Nova Caledônia por 3 a 0. Será a terceira participação do país na Copa do Mundo.
A Nova Caledônia ainda terá chance na repescagem intercontinental, em busca de uma classificação inédita.
Além dos três anfitriões, a Concacaf terá três vagas diretas em disputa e outras duas possíveis na repescagem. Até agora, nenhuma seleção garantiu vaga via eliminatórias, mas nomes tradicionais da região, como Costa Rica, Honduras e Panamá, seguem na briga.
Continua depois da publicidade
O continente africano terá nove vagas diretas e ainda não confirmou nenhum classificado. Apenas as Seicheles já estão fora da disputa.
Ao todo, 53 países participam das eliminatórias, e a promessa é de muita emoção até o fim, já que apenas os campeões de grupo terão vaga automática.
Com 16 vagas, a Europa terá o maior número de representantes no Mundial. Mas como as eliminatórias terminarão apenas em março de 2026, nenhuma seleção ainda está confirmada.
Continua depois da publicidade
A expectativa é de briga intensa, já que tradicionais campeões como Alemanha, Itália e França ainda precisam conquistar seus lugares.
As duas últimas vagas serão definidas em um torneio de repescagem organizado pela FIFA. Seis seleções participarão: duas da Concacaf e uma de cada continente restante (Ásia, África, Oceania e América do Sul). Apenas duas dessas equipes alcançarão o sonho de estar na Copa de 2026.