Copa será disputada na América do Norte, e especialistas recomendam acordo prévio entre chefe e funcionário. / Reprodução/FIFA
Continua depois da publicidade
A programação da Copa do Mundo de 2026 reservou para a Seleção Brasileira dois jogos da fase de grupos em dias úteis, um na quarta e um na sexta-feira. A informação reacende a pergunta clássica dos brasileiros a cada Mundial. Haverá feriado ou ponto facultativo nos dias de jogo?
A resposta formal é que não há nenhuma lei que declare feriado ou ponto facultativo nacional em dias de jogos da Copa do Mundo. Portanto, por padrão, a jornada de trabalho segue normalmente, mesmo com a principal competição do futebol mundial em andamento.
Continua depois da publicidade
No entanto, a decisão final cabe a cada empresa. As organizações têm autonomia para definir se liberam seus colaboradores — seja apenas durante o horário da partida, por meio período ou pelo dia inteiro. É uma prática comum, mas que varia conforme a cultura interna de cada local.
É importante ficar atento aos termos dessa liberação. Muitas empresas podem exigir uma compensação de horasposterior, seja por meio de banco de horas ou trabalho extra em outro dia. A ausência no trabalho sem uma autorização formal ou justificativa aceita não configura demissão por justa causa, mas pode resultar em descontos no salário.
Continua depois da publicidade
Uma boa notícia para quem trabalha é que os horários dos jogos do Brasil na primeira fase não conflitam com o expediente comercial tradicional. Todos estão marcados para o fim do dia, no horário de Brasília. Confira a agenda:
A Copa do Mundo de 2026 será sediada conjuntamente por Estados Unidos, México e Canadá, entre 11 de junho e 19 de julho. A recomendação para os torcedores que também são trabalhadores é combinar com antecedência o esquema com seus empregadores, evitando surpresas na folha de pagamento.