X

Esportes

Conmebol investiga se Santos escalou jogador irregular na Libertadores

A reclamação do Independiente é que Carlos Sanchez foi expulso em partida da Copa Sul-Americana em novembro de 2015, quando atuava pelo River Plate

Folhapress

Publicado em 22/08/2018 às 15:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A reclamação do Independiente é que Carlos Sanchez foi expulso em partida da Copa Sul-Americana em novembro de 2015, quando atuava pelo River Plate / Ivan Storti/Santos FC

A Conmebol abriu investigação para averiguar se o Santos escalou o volante uruguaio Carlos Sánchez de forma irregular na partida contra o Independiente (ARG), na última terça (21), pelas oitavas de final da Libertadores.

Se ficar decidido que o jogador não poderia ser utilizado, o Independiente pode ser declarado vencedor da partida por 3 a 0. Dentro de campo, as duas equipes empataram em 0 a 0.

A reclamação do Independiente é que Sanchez foi expulso em partida da Copa Sul-Americana em novembro de 2015, quando atuava pelo River Plate. Ele agrediu um gandula e foi suspenso. Como em seguida foi contratado pelo Monterrey (MEX), não cumpriu a pena, o que teria de acontecer na última terça.

"O jogador foi escalado porque foi liberado pelo sistema da própria Conmebol. O Santos confia no sistema da Conmebol. Quando recebermos a notificação, vamos apresentar defesa. Carlos Sanchez estava liberado pela Conmebol desde 24 de maio de 2018", disse o gerente jurídico do clube, Rodrigo Gama Monteiro.

Outra alegação do Santos é que a Conmebol ofereceu uma anistia em 2016 que reduziu pela metade as penas dos jogadores punidos em competições da entidade. Mas o Independiente afirma que Sanchez foi suspenso por três jogos e, mesmo com a redução da pena, não poderia ter entrado em campo em Buenos Aires.

Não há prazo para uma decisão oficial da entidade, mas a partida de volta entre as duas equipes está marcada para a próxima terça (28), no Pacaembu. A questão pode influir de maneira importante em quem avança para as quartas de final. Se valer o resultado obtido na primeira partida, a equipe brasileira se classificaria com vitória por qualquer placar, enquanto novo empate levaria a decisão para os pênaltis. 

Se a Conmebol der razão para o Independiente, o Santos precisaria vencer por quatro gols de vantagem para se classificar.

Claudio Tapia, presidente da AFA (Associação de Futebol Argentino), é também vice-presidente da Conmebol. Ele é genro de Hugo Moyano, presidente do Independiente.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter