X

Esportes

Choro da queda

Palmeiras deixa escapar vitória no Rio e cai para a Série B do Brasileirão dez anos após o primeira rebaixamento

Publicado em 19/11/2012 às 00:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Palmeiras está rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Com o empate com o Flamengo por 1 a 1, na tarde deste domingo (18), no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), acabaram as chances palmeirenses de escapar da queda para a Série B.

Exatamente 10 anos depois de cair para a segunda divisão pela primeira vez, o Palmeiras está de volta à Série B. Mesmo tendo sido campeão da Copa do Brasil em julho, o time fez uma campanha sofrível no Brasileirão, que culminou com o rebaixamento no domingo.. Em 36 rodadas disputadas até agora, foram apenas 34 pontos somados, como nove vitórias, sete empates e 20 derrotas.

Marcado por perder um gol incrível ontem, Maikon Leite deixou o campo chorando muito, assim como Obina (Foto: AE)

Para evitar o rebaixamento agora, o Palmeiras precisava vencer o Flamengo e ainda torcer por tropeços de Bahia e Portuguesa na rodada. Mas os palmeirenses não conseguiram fazer nem mesmo a sua parte. Em Volta Redonda, o time saiu na frente com o gol de Vinicius, mas levou o empate de Vagner Love nos minutos finais e teve que amargar um sofrido empate.

Como o Bahia derrotou a Ponte Preta por 1 a 0, também durante a tarde de domingo, em Salvador, a única esperança palmeirense passou a ser a derrota da Portuguesa. Mas a Lusa conseguiu empatar com o Grêmio à noite. Com isso, o Palmeiras não tem mais chances matemáticas de evitar o rebaixamento, juntando-se ao Atlético-GO e ao Figueirense, que já tinham caído.

Flamengo 1 X 1 Palmeiras

Flamengo  - Paulo Victor; Wellington Silva, Renato Santos, Marcos González e Ramon; Amaral, Renato, Ibson (Mattheus) e Cleber Santana (Wellington Bruno); Hernane (Paulo Sérgio) e Vágner Love Técnico - Dorival Júnior.

Palmeiras - Bruno; Artur (Obina), Román, Maurício Ramos e Juninho; Corrêa, Márcio Araújo, Tiago Real (Vinicius) e Mazinho (Bruno Dybal); Maikon Leite e Barcos. Técnico - Gilson Kleina.

Palmeiras é campeão e rebaixado no mesmo ano

Foram 12 anos de hiato sem títulos nacionais de elite para o Palmeiras, entre a Copa dos Campeões de 2000 e a Copa do Brasil de 2012, no que a própria torcida chama de "década perdida". O recomeço parecia ter sido o título conquistado em julho passado, contra o Coritiba, mas o rebaixamento de ontem comprova que o tempo perdido ainda não acabou.

A reviravolta que o torcedor esperava ver pelo lado positivo acabou levando o clube para o lado contrário. Tudo parecia perfeito com o título da Copa do Brasil: o velho ídolo Felipão estava de novo no lugar mais alto do pódio, comandando um grupo coeso e brigador, a fama de sofrer contra times pequenos havia ido para o ralo, o elenco tinha ídolos como Valdivia, Barcos e Henrique e a presença na Copa Libertadores de 2013 estava garantida.

– Torcedores do Palmeiras se desesperaram na arquibancada do estádio (Foto: AE)

Mas praticamente todas as conquistas comemoradas em julho foram por água abaixo em pouco mais de quatro meses.

Para a Libertadores do ano que vem, a diretoria terá a incumbência de remontar boa parte do elenco e tudo isso em meio às eleições presidenciais que podem resultar em um choque de gestão. Até antigos ídolos, como o chileno Valdivia, têm futuro incerto.

Kleina se diz indignado com ‘azar’

Gilson Kleina respirou fundo antes de começar a sua entrevista no estádio Raulino de Oliveira. Após mais uma partida em que o Palmeiras viu a vitória perto e se complicou, o treinador atribuiu aos “deuses do futebol” o empate com o Flamengo em Volta Redonda.

“Estou com o sentimento mais tranquilo agora. Quando saí do campo, eu estava indignado. Pelo jogo que fizemos”, disse o técnico, que precisou lidar com uma lista interminável de baixas e ainda perdeu Tiago Real durante a partida. “Um monte de desfalques, um monte de problemas, que só aumenta. Fizemos o gol. Aí a bola foi chutada, resvalou e mais uma vez tomamos o gol dessa forma. Para explicar o que aconteceu, só os deuses do futebol”, acrescentou. “Agora é enfrentar a realidade”.

O técnico Gilson Kleina deve ser mantido no cargo em 2013 (Foto: Mauro Pimentel)

"Estamos no caminho certo", diz Arnaldo Tirone

Com os olhos cheios de lágrimas e o semblante assustado, o presidente do Palmeiras, Arnaldo Tirone, tentou explicar a queda para a Série B. Na ânsia de tentar passar tranquilidade para os torcedores, mostrou um otimismo que pegou muita gente de surpresa.

"Estamos todos tristes pelo que aconteceu, claro, mas a verdade é que estamos no caminho certo", disse Tirone. "Hoje o clube está mais tranquilo, as contas estão em dia e tudo o que era necessário fazer nós fizemos corretamente. O nosso problema foi acomodação após o título da Copa do Brasil, muitos problemas de lesões e a perda de mando de campo. Com tudo isso, fica difícil".

O presidente voltou a dizer que não se sente culpado pelo que aconteceu. "Eu seria culpado se não desse o máximo de mim. Não me sinto culpado, apenas responsável pelas coisas, como todos do clube", afirmou Tirone. Mostrando muita confiança, Tirone ainda fez uma promessa para a torcida palmeirense. "Sei que a torcida está chorando, mas eles vão sorrir porque o Palmeiras vai continuar sendo grande e voltaremos a dar alegrias para eles. Aos rivais, eu digo que quem está rindo ainda vai chorar em ver o nosso sucesso", disse Tirone.

Revelado pelo Palmeiras, Love sacramenta queda 

Revelado pelo Palmeiras e um dos destaques da equipe na conquista do título da Série B em 2003, Vagner Love foi o responsável pelo gol que impediu a vitória palmeirense sobre o Flamengo, ontem, em Volta Redonda (RJ). Após ser criticado durante quase todo o jogo pela torcida flamenguista, o atacante comemorou o gol marcado contra sua ex-equipe - já havia dito que o faria, durante a semana - e se eximiu de responsabilidade em um possível rebaixamento do Palmeiras.

"Felizmente, marquei meu gol. Infelizmente para o Palmeiras. Não é esse gol que vai causar o rebaixamento do clube. Eles estão em uma sequência complicada, fica difícil. Tenho que fazer o meu trabalho. Eu não procuro fazer mal a ninguém", disse Vagner Love, que não marcava há oito jogos. "Tenho muita gratidão pelo Palmeiras, mas sou um profissional."

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter