CBF abre edital para contratar sistema do árbitro de vídeo da Copa do Brasil

O recurso tecnológico será utilizado a partir das quartas de final do torneio

Comentar
Compartilhar
21 FEV 2018Por Folhapress15h10
CBF abre edital para contratar sistema do árbitro de vídeo da Copa do BrasilCBF abre edital para contratar sistema do árbitro de vídeo da Copa do BrasilFoto: Reprodução/Site Oficial Conmebol

A CBF anunciou nesta quarta-feira (21) a abertura do edital para contratação da empresa que irá operar o VAR (árbitro assistente de vídeo) durante a Copa do Brasil. O recurso tecnológico será utilizado a partir das quartas de final do torneio.

As empresas que manifestarem interesse e viabilidade técnica vão receber uma carta convite com todas as especificações que precisam cumprir.

O VAR será utilizado em um total de 14 partidas da Copa do Brasil e ainda pode ser utilizado em outras competições organizadas pela CBF, como prevê o Regulamento Geral de Competições de 2018.

A empresa vencedora será responsável por fornecer equipamentos e serviços técnicos para que o VAR possa ser adotado. O protocolo da International Football Association Board, apresentado por meio do Manual do VAR, precisa ser seguido.

"Estamos satisfeitos porque 16 empresas já manifestaram interesse em participar da concorrência, o que permitirá uma ampla análise de propostas técnicas e financeiras do mercado. Iniciaremos agora o processo de avaliação, a fim de fazermos os testes necessários para que o projeto seja implantado com excelência, já que a CBF foi pioneira na apresentação do árbitro de vídeo", disse Rogério Caboclo, diretor executivo de gestão da CBF.

Menor valor a ser pago, experiência e capacidade técnica, capacidade de recursos humanos com projetos audiovisuais e capacidade de investimento estarão entre os critérios utilizados para escolher a empresa a ser contratada.