Campeonato Brasileiro é o terceiro nacional mais forte do mundo, diz estudo

O Espanhol está em primeiro, enquanto o Inglês aparece na vice-colocação

Comentar
Compartilhar
16 JAN 2018Por Folhapress21h31
O Brasileirão é o torneio mais forte na América do Sul, conforme o ranking do IFFHSFoto: Daniel Augusto/Ag. Corinthians/Divulgação

De acordo com estudo publicado pelo IFFHS, organização especializada na história e em estatísticas do futebol, o Campeonato Brasileiro é o terceiro mais forte do mundo. 

O Espanhol está em primeiro, enquanto o Inglês aparece na vice-colocação.

O ranking foi criado pela IFFHS e, por meio de um sistema de pontos, leva em consideração os resultados dos cinco melhores clubes de cada país em competições nacionais e internacionais.

Desde a criação do estudo, o Campeonato Espanhol ficou na primeira colocação 12 vezes. O torneio ocupa a liderança do ranking desde 2010. O Italiano ficou no topo dez vezes, contra quatro do Inglês e uma do Alemão.

A lista dos dez primeiros colocados só tem campeonatos da Europa e da América do Sul. O Colombiano aparece na sexta colocação, seguido pelo Argentino, sétimo. O ranking tem ainda o Paraguaio, em nono.

O estudo ainda mostra o Italiano em quarto e o Francês em quinto, duas posições abaixo da que ocupava no ranking do ano passado. Além disso, o Alemão aparece em oitavo, sua colocação mais baixa desde 1991. O russo, em décimo, completa o top 10.

Veja os nacionais mais fortes do mundo segundo o IFFHS:

1 - Espanhol - 1195 pontos

2 - Inglês - 1177 pontos

3 - Brasileiro - 1134 pontos

4 - Italiano - 950,5 pontos

5 - Francês - 938 pontos

6 - Colombiano - 918 pontos

7 - Argentino - 902 pontos

8 - Alemão - 815 pontos

9 - Paraguaio - 721,5 pontos

10 - Russo - 689,5 pontos