X

Esportes

Caminhada Ecológica do Forte dos Andradas é atração turístico-ambiental

O evento reuniu mais de 700 pessoas, no domingo de sol

Publicado em 26/08/2014 às 16:36

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A 5ª Caminhada Ecológica do Forte dos Andradas, realizada pela 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea e responsável por abrir as comemorações da Semana da Pátria, está ganhando espaço como importante evento turístico-ambiental na Cidade e se estendendo a região. Esse ano, o evento ocorreu no domingo (24) e reuniu numero de pessoas maior que o esperado, superando as expectativas dos anos anteriores. Cerca de 700 pessoas compareceram. A ação tem o apoio da Prefeitura de Guarujá.

“Abrimos o Forte e esse é sem duvida um dia de festa para o Exército. Abrimos as portas para sociedade com objetivo que venha conhecer esse maravilhoso sitio histórico e a área de preservação que o Forte está situado”, recepcionou o Chefe de Estado Maior, o tenente coronel Júlio César Natividade, que está à frente da segunda caminhada ecológica.

A proporção de pessoas que participaram da caminhada foi tamanha, que o diferencial deste ano, acabou sendo a abertura dos portões do Forte, para participantes chegarem à praia caminhando, ou seja, ao invés de uma caminhada, os mais bem dispostos ganharam duas, o que animou a maioria com o belo domingo de sol.

O coronel do Exercito, Boaneges já participou de várias caminhadas e a cada uma, segundo ele, a expectativa é grande. “Esse ano estamos com numero de pessoas muito grande. Divulgamos junto as empresas parceiras que apóiam o evento como Petrobras, Translitoral, Saipem, Boticário, e ainda a Sociedade Amigos do Forte. A ideia é essa mesmo atrair a comunidade para integrarem ao Exército Brasileiro”.

Patrícia Leão Pereira Figueira é moradora do Guarujá, participa pela quarta vez da caminhada e foi acompanhada pela família e amigos. “Esse é um momento de interação com o Exercito que proporciona toda estrutura durante o percurso: atendimento médica, água e suplementos. Nem percebemos as dificuldades da caminhada. O lugar é lindo tem um mirante e uma visão maravilhosa”.

Quando fala das dificuldades, Patrícia se refere ao percurso de cerca de 4 Km de passeio, desde a orla da praia até o Sítio Histórico do Forte dos Andradas. Esse ano os organizadores incluíram paradas estratégicas com intervenção culturais e um momento para os participantes relaxarem. Os caminhantes têm a oportunidade de conhecer a arquitetura, as obras de arte da engenharia militar, a extensa área de Mata Atlântica nativa ainda preservada e uma vista privilegiada da natureza.

Antes de iniciar a caminhada, a Secretaria de Esporte e lazer de Guarujá disponibilizou monitores que promoveram alongamento e acompanhamento durante todo o percurso. Além disso, foram disponibilizados atendimento aferição de pressão arterial a fim de garantir uma caminhada segura aos participantes.

Edileuza Inácio, José Eduardo e pequena Camila são moradores de São Vicente e ficaram sabendo do evento por amigos que também participaram. A família aproveitou o domingo reunidos, em um evento diferente. “Viemos conhecer como forma de lazer e diversão. Queríamos um domingo diferente em família, melhor ainda como atividade saudável. Estávamos na maior expectativa”, disse a mãe.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Guarujá e da Sociedade de Amigos do Forte dos Andradas (SOAFAN). Para os pequenos foram disponibilizados brinquedos infláveis e cama elástica, além dos organizadores arrecadarem de cada participante um 1 kg de alimentos não perecível e posteriormente serem doados as entidades da Cidade.

O Forte dos Andradas está localizado na ponta de Monduba, ao sul da Ilha de Santo Amaro. É uma área militar localizada ao fim da Praia do Tombo – Bandeira Azul. A trilha de 2.500 metros de subida segue até um túnel com 150 metros, numa rocha, onde podem ser vistos canhões de 280 milímetros, em meio à Mata Atlântica.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Entenda o caso do adolescente que morreu após agressões em escola de PG

Ainda não se sabe se as agressões têm alguma relação com a morte

Cotidiano

Confira o resultado da Lotofácil no concurso 3087, nesta quarta (24)

O prêmio é de R$ 3.700.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter