Continua depois da publicidade
Foi com surpresa e emoção que os jogadores da seleção receberam a visita de um campeão do mundo, o ex-lateral Cafu, pouco antes do início do treino de reconhecimento do gramado, na tarde desta sexta-feira, no Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha). O capitão do pentacampeonato, conquistado em 2002, fez um breve discurso de incentivo para o grupo, abraçado ao técnico Luiz Felipe Scolari, no centro do campo. Ao redor, os atletas o ouviam com atenção. Alguns se emocionaram, como o zagueiro Dante. "Fiquei sem palavras, ele comoveu todos nós", contou.
Cafu falou da alegria de vestir a camisa da seleção e mais ainda quando o time conquista um título - ele, por exemplo, foi campeão mundial duas vezes, em 1994 e 2002 (nesta última, também com Felipão como treinador). Recordou situações de dificuldade pelas quais passou antes de jogar futebol e vividas também durante sua carreira. Além disso, pediu que todos ali representassem o País com dignidade. "Ele deixou todo mundo arrepiado. Fez uma mensagem linda. O Cafu é um exemplo", declarou o meia-atacante Lucas.
Para Thiago Silva, também sob efeito da visita inesperada, Cafu deu uma lição de humildade e mexeu com brio de todos. "Para mim, o jogo tinha de ter começado naquela hora", contou o zagueiro, que hoje é o capitão da seleção.
Depois de receber aplausos dos atletas, Cafu saiu do gramado e ficou acompanhando a atividade. Felipão, então, comandou um treino de uma hora, no qual utilizou seus titulares em metade do campo para atuar sem adversário. Enquanto isso, os reservas faziam uma "roda de bobinho" do outro lado.
Continua depois da publicidade
Apesar de não ter quem pudesse impedir as jogadas dos titulares, Felipão aproveitou boa parte do treino para orientar a posição dos atletas quando o time detinha o domínio da bola. Também ensaiou cobranças de faltas pelo lado direito do ataque. Hulk e Neymar se revezavam nessa atividade cruzando a bola para cinco jogadores altos tentarem o gol: Fred, os zagueiros Thiago Silva e David Luiz e os volantes Luiz Gustavo e Paulinho. Neste instante, os laterais Daniel Alves e Marcelo ficavam recuados para ajudar na marcação.
Confirmados
Continua depois da publicidade
Paulinho treinou nesta sexta-feira com uma proteção especial no tornozelo direito, onde sofreu entorse no dia anterior. Mas esteve bem e correu normalmente. Depois, em entrevista, se disse pronto para a estreia na Copa das Confederações. "Acordei bem melhor, senti dores fortes na hora da torção. Mas já passou, estou pronto para enfrentar o Japão", aviso o volante.
O atacante Fred, que há semanas convive com uma fratura incompleta da parte posterior da costela, também treinou com desenvoltura nesta sexta-feira. Ele se submeteu a um exame de imagem na noite de quarta, mas não quis revelar se o problema na costela já estava cicatrizado. Fugia dessa pergunta, respondendo que estava em ótimas condições para atuar. "Estou 100%", repetia, sorridente.
Embora não tenha chegado a ser dúvida para o jogo deste sábado, Oscar, que teve tratamento especial da comissão técnica na parte física durante os últimos dias, também afirmou que vai enfrentar o Japão. "Também estou 100%, só fui poupado em alguns treinos para chegar muito bem na hora do jogo", revelou o meia.
Continua depois da publicidade