Banner gripe

Brasileiros arrebentam na rodada, e país lidera artilharia da Champions

Já são 21 gols brasileiros no torneio até aqui, mais do que qualquer outro país

Comentar
Compartilhar
19 OUT 2017Por Folhapress15h01
Os dois principais responsáveis por essa primeira posição do Brasil são Neymar e Roberto FirminoFoto: Associated Press

Com três rodadas da fase de grupos já disputadas, é possível cravar: os brasileiros estão dominando a atual edição da Liga dos Campeões. Nos jogos desta semana, os atletas verde-amarelos estiveram entre os principais destaques e ajudaram o país a se consolidar no topo da tabela de artilheiros da competição.

Já são 21 gols brasileiros no torneio até aqui, mais do que qualquer outro país. A Inglaterra aparece em segundo, com 15 gols, seguida de França e Bélgica (ambas com 11), Argentina (8) e Portugal e Espanha (7 cada).

Os dois principais responsáveis por essa primeira posição do Brasil são Neymar e Roberto Firmino, com três gols cada. O camisa 10 da seleção brasileira marcou um belo gol de falta na vitória do PSG sobre o Anderlecht, por 4 a 0, batendo por baixo da barreira "à la Ronaldinho". O lance foi bastante exaltado na imprensa europeia.

Já Firmino, também presença constante nas convocações de Tite, foi às redes duas vezes nos 7 a 0 do Liverpool sobre o esloveno Maribor. Outro que brilhou no jogo foi Philippe Coutinho, que fez um gol (já tem dois na Liga dos Campeões) e distribui passes precisos e lances de efeito.

No Manchester City, Gabriel Jesus fez o segundo gol na vitória por 2 a 1 sobre o Napoli e também chegou a duas bolas na rede na competição. O ex-atleticano Bernard foi mais um brasileiro decisivo ao marcar duas vezes no triunfo do Shakhtar Donetsk sobre o Feyenoord, também por 2 a 1.

Teve até zagueiro fazendo gol: David Luiz balançou a rede contra a Roma, no empate do Chelsea por 3 a 3. E o centroavante Luiz Adriano fechou a rodada de gols brasileiros ao deixar sua marca na vitória por 5 a 1 do Spartak Moscou contra o Sevilla.

Mas nem só os artilheiros se destacaram. Na vitória por 3 a 1 do Barcelona sobre o Olympiacos, o volante Paulinho foi coberto de elogios pela imprensa espanhola, que classificou sua atuação como "completa" na estreia do jogador na Liga dos Campeões.

Já os brasileiros que não balançaram a rede nesta rodada, mas que também contribuíram para os 21 gols do país no torneio, são: Anderson Talisca (Besiktas, dois gols), Pedro Henrique (Qarabag, um gol), Vitinho (CSKA, um gol), Fernando (Spartak Moscou, um gol), Daniel Alves (PSG, um gol) e Taison (Shakhtar, um gol). Para as observações e convicções de Tite, a Champions vem sendo um prato cheio.

Colunas

Contraponto