Esportes

Brasil vencia sua primeira medalha de ouro em Olimpíadas há 104 anos; entenda

O lugar mais alto do pódio aconteceu na Antuérpia, na Bélgica

Igor de Paiva

Publicado em 10/07/2024 às 12:28

Compartilhe:

Apesar do sucesso, sua carreira foi breve / Divulgação

Em sua trigésima terceira edição da sua fase moderna, os Jogos Olímpicos já tem uma longa história com o Brasil. Além de ter sido sede em 2016, o nosso país tem muitos vencedores memoráveis. Mas você sabe quem foi o primeiro? O Diário do Litoral te explica!

A vitória aconteceu em 1920, na Antuérpia, na Bélgica, na edição que também serviu de estreia do Brasil. O responsável por garantir o primeiro lugar foi Guilherme Paraense no tiro rápido individual (25 metros). 

Além disso, ele participou, juntamente com Dario Barbosa, Fernando Soledade, Afrânio da Costa e Sebastião Wolf, ele venceu o bronze por equipe um dia antes.

Nascido em 25 de junho de 1884, em Belém (PA), ele se mudou para o Rio de Janeiro com apenas cinco anos. Na cidade, ele estudou em uma escola militar, onde aprendeu a atirar. 

Apesar do sucesso, sua carreira foi breve. Em 1930, ele participou da revolução, que culminou na Era Vargas, e manteve sua carreira militar. Guilherme Paraense morreu infartado em 18 de abril de 1968, aos 83 anos.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Com salários de até R$ 32 mil e vagas no Litoral, concursos públicos abrem inscrições

Os principais concursos públicos e processos seletivos abriram vagas de emprego que abrangem todos os níveis de escolaridade

Cotidiano

Rodovias do litoral de SP têm quase de 10 km de lentidão rumo à Capital

O SAI está em Operação Normal 5X5. A subida da serra acontece pela pista norte das rodovias Anchieta e Imigrantes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter