X

Esportes

Brasil vence na prorrogação e fatura Mundial de Futsal

A Seleção Brasileira sofreu muito, precisou ir para a prorrogação, mas venceu a Espanha por 3 a 2

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 18/11/2012 às 20:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A conquista deste domingo (18)  teve ainda mais significado por acontecer diante do principal rival brasileiro na luta pela hegemonia no futsal. A Espanha havia conquistado dois dos últimos três Mundiais e estava em busca de seu terceiro troféu. No entanto, como há quatro anos, quando venceu nos pênaltis os próprios espanhóis, o Brasil deixa a competição com o troféu.

Neto apareceu neste domingo como herói de uma seleção que não teve seu principal jogador em plenas condições físicas. Falcão atuou em poucos momentos da decisão, graças à lesão na panturrilha, sofrida no início do Mundial, e à paralisia facial, fruto do estresse pela contusão. Mesmo assim, o craque marcou o segundo gol brasileiro, na etapa final, quando a Espanha vencia por 2 a 1.

O jogo deste domingo começou bastante truncado e equilibrado, como já era esperado. A Espanha tinha mais posse, enquanto o Brasil tentava responder nos contra-ataques. Em um deles, Fernandinho recebeu pela esquerda e levou perigo ao gol espanhol pela primeira vez.

A dois minutos para o fim do primeiro tempo, Rafael, após jogada de pivô de Jé, finalizou com perigo. Mas a última chance foi mesmo da Espanha, novamente com Fernandão, que desviou falta batida do meio da quadra e ficou a centímetros de abrir o placar.

É o quarto título mundial do Brasil em cinco finais contra a Espanha (Foto: Associated Press)

A pressão surtiu efeito aos cinco minutos. Aproveitando uma desatenção da defesa espanhola, a seleção brasileira bateu rapidamente escanteio pela esquerda. Neto recebeu e bateu de primeira, forte, no canto esquerdo de Juanjo, que não chegou a tempo.

O gol desestabilizou o Brasil, que levou o segundo logo na sequência. Aicardo recebeu cobrança de lateral pela esquerda e bateu de primeira, de longe. A bola desviou em Ari e foi em cima de Tiago, que falhou e acabou deixando passar por entre suas pernas.

A menos de dois minutos para o fim, Rodrigo perdeu um tiro livre de dez metros e a decisão parecia ir para os pênaltis. Foi então que apareceu a qualidade de Neto. O jogador, destaque brasileiro no Mundial, recebeu pela esquerda, deu lindo drible em Fernandão e bateu cruzado, a 19 segundos para o fim, para definir o título a favor da seleção.

Neto é eleito o melhor jogador do Mundial

Além do título na Copa do Mundo de futsal, o jogador Neto tem um motivo a mais para comemorar: ele foi o vencedor da Bola de Ouro, prêmio dado pela Fifa ao melhor jogador do campeonato. “Foi inesquecível, fico muito feliz pelo prêmio, era uma coisa que ninguém esperava”, declarou o jogador em entrevista ao canal Sportv. “Graças a Deus, eu estou feliz demais e nós somos campeões”, vibrou Neto.

Neto marcou o primeiro e o terceiro gol brasileiro na decisão (Foto: Associated Press)

Falcão supera dificuldades e vibra com mais um título

Ídolo da Seleção Brasileira de futsal, o craque Falcão marcou o gol que levou a decisão contra a Espanha para a prorrogação. O camisa 12 vibrou com a conquista, mesmo participando menos de 40 minutos, e não descartou a permanência na Seleção Brasileira. “Foi o maior privilégio, mesmo jogando pouco, achei que não estaria aqui, mas graças a Deus consegui ajudar meus companheiros a ganhar esse título, que era o mais importante”, celebrou Falcão em entrevista ao canal Sportv. “Me preocupei em ajudar todo o time e acho que consegui fazer isso”, acrescentou.

Falcão sofreu uma lesão logo na partida de estreia do Brasil e sua participação na Copa foi colocada em dúvida. O craque jogou pouco, cerca de 37 minutos, mas conseguiu ser decisivo mesmo com uma paralisia facial que o deixou “de cara torta”. “Eu joguei 37 minutos, não dá nem uma partida inteira. Fiz quatro gols e três foram totalmente decisivos”, destacou. “No dia primeiro achei que não jogaria mais e hoje estou aqui comemorando titulo totalmente realizado”, completou.
 
O camisa 12 não se recuperou da paralisia facial sofrida durante a competição, mas sequer se importou com a aparência. “Minha cara está toda torta, mas eu não estou nem aí para a vaidade, o importante é o título”.
 
Falcão atuou apenas 37 minutos, mas marcou quatro gols para o Brasil no Mundial (Foto: Associated Press)
Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Santos recebe exposição 'Mostra Museu'

Evento traz 200 obras assinadas por artistas de 40 países

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter