Banco com nove jogadores e só 1 atacante expõe problemas físicos do Santos

O cenário de excesso de desfalques preocupa o Santos para o seu próximo compromisso - o duelo contra o Corinthians

Os problemas por lesão no elenco do Santos ficaram expostos quando a lista com a escalação e os suplentes do Santos para o duelo contra o Vitória, pelo Campeonato Brasileiro, no último domingo, foi revelada. Afinal, embora pudesse relacionar 12 jogadores para o banco de reservas, o técnico Jair Ventura deixou apenas nove atletas no banco de reservas, sendo apenas um atacante.

Continua após a publicidade

Para o compromisso contra o Vitória, vencido por 5 a 2, Jair Ventura não teve oito jogadores à disposição, sendo sete por problemas físicos. A situação se tornou ainda pior porque três deles ficaram de fora do duelo de última hora. Foram os casos do lateral-direito Daniel Guedes, com conjuntivite, e dos atacantes Bruno Henrique, com dores na bacia devido ao trauma na trave, sofrido contra o Cruzeiro, e Yuri Alberto, com luxação no ombro direito sofrido no treino da última sexta-feira.

Esses três desfalques se juntaram a outros cinco. Jair Ventura já não contava com Arthur Gomes e Vitor Bueno, ambos com entorse no tornozelo, Alison, com entorse no joelho, e Vecchio, com dores no joelho, além de Diogo Vitor, suspenso após testar positivo em exame antidoping.

Continua após a publicidade

A ausência de diversas peças do setor ofensivo levaram Jair Ventura a contar com apenas um atacante no banco: Copete. O colombiano, inclusive, entrou em campo no final do segundo tempo, em substituição a Rodrygo, o grande destaque da partida ao marcar três gols.

Jair Ventura, inclusive, explicou que fez outras duas substituições no Santos para poupar jogadores desgastados, casos do zagueiro Lucas Veríssimo e do atacante Eduardo Sasha, trocados por Gustavo Henrique e Léo Cittadini, respectivamente.

Continua após a publicidade

“O Lucas e Sasha estava com o CK alto, então a gente segurou, em substituições mais em cima da fisiologia. E o nosso banco estava com menos três jogadores. São jogadores que fazem falta. Imagina o Arthur e o Bruno entrando descansados…”, disse, em entrevista coletiva, lamentando a falta de opções para o setor ofensivo santista.

O cenário de excesso de desfalques preocupa o Santos para o seu próximo compromisso – o duelo contra o Corinthians, nesta quarta-feira, no estádio do rival, pela 10.ª rodada do Brasileirão. O clube trabalha na recuperação de jogadores, mas poucos devem estar à disposição do treinador.

Continua após a publicidade

Os problemas físicos de Vecchio e Bruno Henrique são os considerados menos graves. Além disso, a recuperação de Daniel Guedes da conjuntivite não deverá demorar, permitindo um retorno breve ao time.

Enquanto isso, Jair Ventura vai se virando com as poucas opções que possui. O caso mais claro é o volante Diego Pituca, que até o ano passado estava no time B do Santos. Com lesões no elenco, especialmente a de Alison, ele foi titular em seis dos últimos sete jogos do time. Antes dessa série, não havia começado nenhuma partida da equipe principal.

Continua após a publicidade

“Mais um grande jogo do Pituca, um jogador que eu pincei. Muitos técnicos me ligaram pedindo, eu segurei ele está sendo importantíssimo na ausência do Alison”, disse o treinador, elogiando o meio-campista.

Em nove rodadas do Brasileirão, esta foi a terceira vez que o Santos não levou 12 jogadores para o banco de reservas. Os outros foram os confrontos contra Paraná (teve 11 reservas) e Cruzeiro (contou com nove). A situação também aconteceu em duelos contra São Bento (nove) e Ponte Preta (11), pelo Campeonato Paulista, e no segundo confronto contra o Luverdense (nove), pela Copa do Brasil. Vale lembrar, porém, que o time poupou os titulares diante de São Bento e Luverdense.