X

Esportes

Atletas se unem e lançam o movimento 'Esporte pela Democracia'

Movimento foi lançado com a adesão de atletas e ex-atletas de várias modalidades

Folhapress

Publicado em 03/06/2020 às 13:07

Atualizado em 03/06/2020 às 13:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

DIVULGAÇÃO

Um grupo de atletas brasileiros lançou na noite desta terça-feira (2) movimento intitulado "Esporte pela Democracia".

O ex-jogador de futebol Walter Casagrande, um dos idealizadores, disse à reportagem que o objetivo é ter um grupo "antirracista, a favor da democracia, contra atos anticonstitucionais, o preconceito, a homofobia e o feminicídio e a favor dos povos indígenas".

O movimento foi lançado com a adesão de atletas e ex-atletas de várias modalidades, entre eles Gustavo Kuerten, Raí, Ana Moser, Fabi Alvim, Isabel, Serginho, Joanna Maranhão e Igor Julião.
"O sonho de todo atleta é representar o seu país. Estamos então aqui hoje para reconvocar a lucidez, diante da questão inadiável: que Brasil é esse que queremos trazer na camisa e chamar de nosso?", diz trecho do documento de apresentação.

A ideia, de acordo com a carta divulgada, é se juntar a outras vozes da sociedade civil na defesa da democracia e dos direitos humanos.

Ainda não há uma página oficial do movimento e por enquanto não foram feitos anúncios de ações que serão tomadas pelo grupo. Os participantes conversam via WhatsApp para definir os próximos passos.

"Somos um grupo, não temos um líder. Todos temos o mesmo peso, e a nossa voz tem o mesmo valor", afirmam na carta.

Raí voltou a criticar as ações do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia da covid-19 e reforçou a sua posição favorável à democracia.

"Atualmente, estamos enfrentando uma crise política, em que a democracia e os valores humanos estão sendo discutidos. O limite também, do autoritarismo. Em uma democracia, precisamos do Congresso, do Supremo Tribunal Federal e de um poder executivo. Minha postura é em favor da democracia. Não me envolvo com polêmicas, mas quando vejo tanta injustiça social, que vidas estão ameaçadas pelo vírus, eu falo. O presidente foi eleito democraticamente, mas você precisa ouvir a ciência, os especialistas e não colocar em risco a vida das pessoas", disse.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Guarujá quer mudar as duas entradas da cidade, diz secretário

Adilson de Jesus deu entrevista exclusiva ao Diário na manhã desta segunda (18)

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter