Atletas de Guarujá conquistam prata e bronzena Copa Brasil de Karatê

Maldonado faturou prata no kumite e bronze no kata. Já Luana conquistou a medalha de bronze nas modalidades kata e kumite

Comentar
Compartilhar
04 MAR 201517h47

Os esportistas Caio Maldonado e Luana Carvalho Bezerra Dedé representaram Guarujá na 13ª Copa Brasil de Karatê neste sábado (28). A viagem para o estado de Minas Gerais foi realizada com o apoio da Prefeitura de Guarujá, que custeou as despesas de transporte dos atletas. Como grande motivo de orgulho para a Cidade, os esportistas voltaram para Guarujá com medalhas de prata e bronze em suas categorias.

Luana tem apenas 13 anos e ainda está começando a competir. Entretanto, a novata se destacou na Copa e conquistou a medalha de bronze nas modalidades kata e kumite. Ela disputou na categoria sub-14 e treina há um ano no centro esportivo Guarukai, que realiza um trabalho social em parceria com o Projeto Comunidade Sob Nossa Guarda, da Guarda Civil Municipal.

A atleta conta um pouco sobre a experiência que adquiriu na competição. “No inicio fiquei bastante nervosa, mas fui me concentrando e consegui bons resultados. Com certeza pretendo seguir essa carreira, a competição me alertou do quando devo prestar mais atenção nas aulas e me dedicar cada vez mais para crescer no esporte” explica.

Maldonado faturou prata no kumite e bronze no kata. Já Luana conquistou a medalha de bronze nas modalidades kata e kumite (Foto: Divulgação)

Na categoria sub-21, Caio Maldonado também representou Guarujá na 13ª Copa Brasil. Maldonado faturou prata no kumite e bronze no kata. O carateca participou da primeira etapa classificatória do Campeonato Paulista de karatê 2015, no dia 21 de fevereiro, em Praia Grande e já vem acumulando experiência para disputar campeonatos que exigem mais dos atletas.

A 13º Copa, foi organizada pela Federação Mineira de Karatê e Confederação Brasileira de Karatê, aconteceu na cidade de Pouso Alegre, em Minas Gerais. A partir desta Copa os atletas ficarão ainda mais experientes para disputar o Campeonato Paulista. A competição acontecerá em abril, na capital São Paulo. Segundo o educador físico da Guarda Civil Municipal, David Querino, a Copa Brasil é uma ótima oportunidade que abrange todas as faixas, permitindo que qualquer atleta participe.

“É uma competição aberta que traz vantagens para os atletas, pois eles terão a oportunidade de disputar com os melhores atletas do Brasil, sem a necessidade de passar por alguma etapa ou apresentar algum título”, explica.

Caio Maldonado participa do projeto Comunidade Sob Nossa Guarda, e Luana Carvalho Bezerra Dedé, é aluna do centro esportivo Guarukai. Ambos representaram o município de Guarujá.

Comunidade Sob Nossa Guarda

Projeto realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) aproxima jovens em situação de vulnerabilidade social de atividades esportivas gratuitas. Segundo o educador físico da Guarda Civil Municipal, David Querino, os alunos que se sobressaem no Projeto Comunidade Sob Nossa Guarda são convidados pela Guarukai para treinar em nível de competição.

“Nós aprofundamos os treinamentos e o jovem começa a se preparar para competições. Eles aprendem a ser atletas e a ter boas notas na escola, pois olhamos os boletins regularmente e até recebemos elogios dos pais, que comentam que o filho mudou dentro de casa, como arrumar a cama, ficar mais organizado. Tudo isso influenciado, pela disciplina oriental que o caratê ensina”, afirma Querino.