Atleta santista leva ouro no salto em distância do Campeonato Brasileiro Sub-18

Integrante da equipe Memorial/Santos/Fupes cravou 7,73 metros, 35 centímetros a mais do que o segundo colocado

Comentar
Compartilhar
23 NOV 2020Por Da Reportagem12h05
O atleta Gabriel Boza, da equipe Memorial/Santos/Fupes, conquistou a medalha de ouro na prova do salto em distânciaFoto: Wagner Carmo/CBAt

O atleta Gabriel Boza, da equipe Memorial/Santos/Fupes, conquistou a medalha de ouro na prova do salto em distância do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 de Atletismo. Para vencer a disputa realizada em Bragança Paulista durante o final de semana, ele atingiu a marca de 7,73 metros.

Com este desempenho, em nenhum momento o competidor do time santista foi ameaçado. Tanto é que o vice-campeão, Gian Luca Silva Santos, do time APA, cravou 7,38 metros. Portanto, a diferença de Boza para o segundo colocado foi de 35 centímetros.

"Gostei muito da minha performance. Atingi a distância que me deu o título ainda no terceiro salto e fiquei isolado na liderança", conta, ressaltando que sua satisfação só não foi completa pelo fato de a marca, que lhe daria a vaga para o Mundial de 2021, não ter sido validada.

"Para que fosse validada, a força do vento não poderia passar de 2.0. Mas, na hora da competição, estava em 3.8. Por isso, mesmo batendo o índice, que é de 7,58 metros, a marca não contou para o Mundial", explica.  

Apesar disso, o saltador da Memorial/Santos/Fupes acredita que, em breve, pode garantir sua participação no torneio internacional. Aliás, ele acredita que isso pode acontecer já no Troféu Brasil, a maior competição de atletismo do país, que ocorre no mês que vem.

Por sinal, embora se trate de uma competição adulta, Boza está confiante para a disputa. O atleta entende que os bons resultados recentes lhe farão chegar mais forte para a competição

"Estou muito confiante, ainda mais com os 7,73 metros do final de semana. Acredito que posso ganhar uma medalha no Troféu Brasil e, quem sabe, ser campeão. É obvio que é difícil, vou competir com atletas olímpicos e finalistas de Mundiais. Mas, no ritmo em que estou, posso encaixar um salto que preocupe os demais", avalia o atleta, que, há duas semanas, venceu o Nacional sub-20.

A equipe de atletismo tem apoio do Memorial Necrópole Ecumênica e Prefeitura de Santos, por meio da Fundação Pró-Esportes (Fupes).