X

Esportes

Associação Suíça de Futebol envia Carta de Recomendação a Guarujá

Na carta, assinada pelo diretor de comunicação da SWISS FA, Marco von Ah, os suíços enalteceram a estrutura da cidade, além da hospitalidade

Publicado em 24/02/2015 às 16:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No último dia 5, a Associação Suíça de Futebol (SWISS FA), enviou uma Carta de Recomendação ao Guarujá, que deseja receber delegações estrangeiras durante o período Pré Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™. No final do ano passado a Federação de Futebol da Bósnia e Herzegovina também enviou documento parecido, exaltando o trabalho da Prefeitura Municipal, no tempo em que a seleção balcã ficou hospedada na cidade para a disputa da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.

Na carta, assinada pelo diretor de comunicação da SWISS FA, Marco von Ah, os suíços enalteceram a estrutura de Guarujá. “Os hotéis que nós visitamos oferecem tudo o que os esportistas podem precisar ou poderiam sonhar. Quartos de alta qualidade, instalações modernas, um excelente serviço e funcionários atenciosos. Em alguns casos, a praia e o mar estão há apenas alguns passos de distância, um lugar muito bom para passar o tempo em ambas as atividades, esportivas e privadas”, disse em trecho retirado da carta.

A seleção de futebol da Suíça por pouco não teve Guarujá como sua casa durante a Copa do Mundo. No ano de 2013 as conversas entre os representantes da Ilha do Dragão – como Guarujá ficou conhecida pelas comitivas estrangeiras - e da SWISS FA se estreitaram, até que em uma visita ao país europeu, ficou acordado que usariam a Cidade como base. Na ocasião, também se reuniram com o embaixador brasileiro no país, Igor Kipman, discutindo assuntos como esporte, cultura, educação e turismo.

Mas devido ao sorteio dos grupos, realizado no final daquele ano, definiu-se que a Suíça não jogaria na Região Sudeste. A SWISS FA, por questões de logística decidiu se instalar em Porto Seguro, na Bahia, dando lugar para a Bósnia e Herzegovina. “Eles (Bósnia), por sua vez, tiveram a oportunidade de aproveitar o que tínhamos preparado e planejado, sim, mas principalmente puderam aproveitar o excelente trabalho que foi feito pelas autoridades de Guarujá. E todos eles se doaram de coração”, disse Marco von Ah.

Os equipamentos esportivos da Cidade e a distância até os aeroportos de São Paulo também foram lembrados. “As instalações de treinamento estão em nível muito alto em um estádio recém-reformado, muito perto do Centro de Guarujá, não havendo a necessidade de se perder muito tempo para chegar lá e voltar. Além disso, o Rio de Janeiro, onde os Jogos Olímpicos de 2016 acontecerão, não é distante; os aeroportos de São Paulo não são difíceis de alcançar.”

Memórias e Legado - Após a disputa da Copa do Mundo, a SWISS FA lançou um livro de memórias sobre os momentos vividos no Brasil, e Guarujá foi lembrado. “O sorteio dos grupos da Copa, em 6 de dezembro 2013, mudou completamente os planos originais da Federação Suíça de Futebol. Nas suas viagens de sondagem ao país hóspede da Copa - o Brasil, os Suíços descobriram a cidade de Guarujá e o Casa Grande Hotel Resort & Spa, este último localizado próximo da praia, luxuoso e cercado por palmeiras, no estado de São Paulo e localizado a cerca de meia hora de carro de uma base aérea militar que poderia servir aos Suíços como “Hub”. E foi prometido a nós que o Estádio Municipal Antônio Fernandes, como futuro Centro de Treinamento, seria reformado em tempo. Mas, infelizmente, o sorteio das chaves resultou nos jogos do grupo da Suíça serem em Manaus e Salvador, impossibilitando a escolha pré-determinada.”

Para a secretária-adjunta de Turismo e Coordenadora do Núcleo de Projetos Especiais, Eunice Leão Grötzinger, o trabalho feito pela cidade junto a comitiva europeia fortalecerá a intenção da Cidade em ser base de delegações olímpicas. “Hoje, poder ostentar uma Carta de Recomendação como esta, nos enche de orgulho e demonstra que, mesmo após o término da Copa, entidades internacionalmente reconhecidas apostam no trabalho de Guarujá. Isso nos fortalece e facilita o contato com outras entidades, associações, empresas e instituições, nacionais e internacionais, além dos comitês e federações olímpicas e paralímpicas que buscam o local mais adequado no país para o período de aclimatação. Inclusive, a Suíça já manifestou o interesse de basear-se em Guarujá, para os Jogos Rio 2016, com treinamento da modalidade Esgrima”, disse.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Com mercado imobiliário aquecido, Centro de Santos está na mira de investidores

Secretário de Urbanismo explica as medidas que foram tomadas para que investidores voltassem a enxergar o potencial da região central

Santos

Obras do VLT interditam ruas do Centro do Santos; veja o que muda e rotas

Como elas irão passar por pavimentação, a circulação de veículos ficará bloqueada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter