Esportes

Após perder na estreia, Santos se prepara para segunda rodada da Sul-Americana

Técnico Fabián Bustos deve testar novos esquemas e formações táticas para a disputa desta quarta-feira, como tem feito nas últimas partidas

Folhapress

Publicado em 12/04/2022 às 17:30

Compartilhe:

O Santos recebe a Universidade Católica, do Equador, nesta quarta-feira (13), às 19h15, em jogo pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Após perder o jogo de estreia contra o Banfield, por 1 a 0, na terça-feira (5), e empatar na estreia Campeonato Brasileiro, contra o Fluminense, no sábado (9), o técnico Fabián Bustos deve testar novos esquemas e formações táticas para a disputa desta quarta-feira, como tem feito nas últimas partidas.

Bustos tem estratégia semelhante à de Jorge Sampaoli para definir o time titular do Santos. O também argentino treina mais de uma equipe e formação tática e avisa os atletas horas antes de a bola rolar.

Foi assim à véspera da partida contra o Fluminense no Maracanã, pela abertura do Brasileiro. O time do litoral paulista trabalhou nos esquemas 4-3-3 e no 4-3-1-2. No próprio sábado (9), Bustos escolheu a segunda opção e avisou na preleção.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os próprios jogadores, pelos sinais dados na sexta, acreditavam que o 4-3-3, com Willian Maranhão, Rodrigo Fernández e Ricardo Goulart no meio e Jhojan Julio, Lucas Braga e Marcos Leonardo no ataque. A decisão foi pelo 4-3-1-2, uma variação testada no CT Rei Pelé, com Willian Maranhão, Rodrigo Fernández e Vinicius Zanocelo como volantes, Jhojan Julio como meia e Ricardo Goulart e Marcos Leonardo à frente.

Os esquemas testados foram diferentes da derrota por 1 a 0 para o Banfield, na Argentina, quando Fabián Bustos armou o Santos no 3-4-3 na Sul-Americana. O treinador é adepto de estudar o adversário e depois decidir como o time vai atuar.

"Jogo passado [Banfield, pela Copa Sul-Americana] fomos no 3-4-3 e não tivemos jogo ofensivo pelo lado. Neste jogo [Fluminense], fomos no 4-3-1-2, com Jhojan Julio [no meio] com Goulart e Marcos Leonardo [no ataque]. Depois de tanto tempo que não ficávamos sem sofrer gol, ficamos hoje e é um passo importante. Agora, falta gerar mais jogo, gerar mais chances de gol, mais gente no ataque. Hoje [sábado], faltou a tranquilidade com a bola. Quem me conhece sabe que não jogamos sempre da mesma maneira, depende de onde jogamos, o que nos convêm e o que buscamos", falou Bustos.

Fabián Bustos ficou mais confortável para alternar os jogadores e as formações depois da intertemporada no CT Rei Pelé. O Santos foi eliminado na primeira fase do Campeonato Paulista e teve duas semanas de preparação antes de estrear na Sul-Americana e no Campeonato Brasileiro. Até o Fluminense, as opções do técnico se baseavam em variações do 4-3-3.
Em seis jogos no comando do Santos, Bustos soma uma vitória, três empates e duas derrotas.

Jorge Sampaoli mostrou muitas variações táticas no Santos em 2019. Como o alvinegro litorâneo foi eliminado precocemente na Sul-Americana e Copa do Brasil, o time teve semanas livres de preparação para quase todos os jogos do Campeonato Brasileiro.

O argentino variava as equipes durante a semana e só confirmava a escalação no dia da partida. Sampaoli jogou com dois e três zagueiros, com zagueiros como laterais, com um ou dois volantes, dois centroavantes...

Às vezes dava muito certo, como no 6 a 1 contra o Goiás, com o lateral-esquerdo Felipe Jonatan como meio-campista. Ou dava muito errado, com na derrota por 4 a 0 para o Palmeiras com um 4-4-2 com o zagueiro Lucas Veríssimo como lateral-direito.

RELACIONADOS CONTRA UNIVERSIDAD CATÓLICA

Bustos relacionou 24 jogadores do Santos para a partida contra a Universidad Católica nesta quarta-feira.

Os atacantes Ângelo (torção no tornozelo) e Léo Baptistão (desconforto na panturrilha) estão relacionados. O centroavante Marcos Leonardo, suspenso pela Conmebol, é desfalque, assim como o goleiro John (em transição) e o zagueiro Kaiky (fratura no nariz).

O goleiro João Paulo sofreu uma pancada no joelho e é dúvida, mas a chance maior é de conseguir atuar. Por via das dúvidas, Paulo Mazoti foi chamado e será cortado se o capitão for titular. A reposição imediata é Diógenes.

Fora contra o Fluminense por causa do limite de cinco estrangeiros, o meia Carlos Sánchez ficará no banco de reservas. O lateral-direito Auro e os atacantes Marcos Guilherme e Rwan não foram convocados.

Fabián Bustos treinou mais de uma escalação no CT Rei Pelé e só definirá o time nesta quarta, horas antes da bola rolar. O argentino é adepto de escolher o 11 inicial de acordo com o estudo do adversário.

O possível Santos é: João Paulo, Madson, Maicon, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Willian Maranhão, Rodrigo Fernández e Vinicius Zanocelo (Lucas Barbosa); Jhojan Julio; Ricardo Goulart e Bryan Angulo (Lucas Braga).

Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Horário: Às 19h15 (de Brasília) desta quarta-feira (13)
Árbitro: José Argote (Venezuela)
Transmissão: Conmebol TV

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Prefeito de cidade do Litoral de SP têm salário maior que todas as capitais brasileiras

Valores estão inseridos no portal de transparência do município

Diário Mais

Parque aquático vira ponto turístico amaldiçoado após 20 anos de abandono

Construído em 2004, parque aquático foi fechado dois anos depois e virou cenário de filme apocalíptico procurado por turistas aventureiros

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter