X

Esportes

Após caso de racismo, Daniel Alves não esperava tanta repercussão

O jogador foi alvo de uma manifestação racista por parte da torcida rival durante o jogo. Uma banana foi atirada aos seus pés

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 28/04/2014 às 17:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Depois de ganhar o apoio de colegas jogadores, celebridades e até da presidente Dilma Rousseff, o lateral-direito Daniel Alves admitiu ter ficado surpreso com a forte repercussão do seu ato na partida do Barcelona contra o Villarreal, no último domingo, pelo Campeonato Espanhol.

O jogador foi alvo de uma manifestação racista por parte da torcida rival durante o jogo. Uma banana foi atirada aos seus pés quando ele se preparava para bater um escanteio. Sem se abalar com o ato discriminatório, o brasileiro pegou a fruta do chão, comeu um pedaço e fez a finalização em direção à área.

"Não sabia que um ato espontâneo geraria tanta repercussão. Fico feliz em poder contribuir nessa luta, estamos no século XXI e essas coisas não deveriam existir mais. Devemos combater com o nosso jeito brasileiro de ser, fazer com que os racistas se sintam envergonhados de certos tipos de atitudes", disse o lateral, em citação publicada pela CBF.

Daniel Alves admitiu ter ficado surpreso com a forte repercussão do seu ato (Foto: Reprodução)

Nas redes sociais, Daniel Alves mostrou bom humor ao tratar do assunto. "Meu pai sempre me falava: filho come banana que evita cãibra (risos), como adivinharam isso? hahaha ???????? #somosmaisqueisso#ficaadica", brincou o lateral do Barcelona e da seleção brasileira.

Mais cedo ele citou o tópico criado pelo companheiro Neymar ainda na noite passada: #somostodosmacacos. O atacante do mesmo time de Daniel Alves postou uma foto em que aparece segurando uma banana. O gesto foi repetido por famosos e outros jogadores nas redes sociais. O casal Luciano Huck e Angélica foi um dos primeiros a encampar a campanha, com imagem semelhante a de Neymar. O mesmo fez o zagueiro Paulo Miranda, do São Paulo, ao lado da esposa. O atacante Fred, do Fluminense, fez uma "banana" com os dois braços.

"Meu Brasil Brasileiro, Verde, amarelo, preto, branco e vermelho Somos um povo alegre com samba no pé, e é com alegria e ousadia que a gente tem que se manifestar. Olha a banana, olha o bananeiro... Sou baiano, sou brasileiro... Estamos mais fortes do que nunca, o sorriso é a nossa proteção, a música é a nossa espada... Nos vemos na Copa... Estamos juntos!! #deusnocomando #somostodosmacacos #danidobrasil #amadajuazeiro", disse Daniel Alves.

Nesta segunda, a CBF manifestou seu apoio ao jogador. "Na primeira rodada do Campeonato Brasileiro deste ano, a CBF promoveu o início da campanha 'Somos Iguais'. Em todos os jogos da abertura da competição, uma faixa foi estendida com o emblema da entidade em preto e branco. Nesta segunda é a vez da CBF se solidarizar com Daniel Alves e ratificar sua posição nesta luta. Cor não faz diferença! Somos iguais!", disse a entidade, em nota

Através de sua conta no Twitter, Dilma elogiou a atitude do jogador e voltou a prometer o combate ao racismo durante a Copa do Mundo. "O jogador @DaniAlvesD2 (perfil de Daniel Alves no Twitter) deu uma resposta ousada e forte ao racismo no esporte. Diante de uma atitude que infelizmente tem se tornado comum nos estádios, @DaniAlvesD2 teve atitude", elogiou a presidente.

A manifestação racista também gerou uma resposta por parte de Joseph Blatter, presidente da Fifa. "O que Daniel Alves tolerou na noite passada foi ultrajante. Temos que lutar juntos contra todas as formas de discriminação. Haverá tolerância zero durante a Copa do Mundo", avisou o dirigente, a 45 dias do início do Mundial.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter