Continua depois da publicidade
Na tradicional quinta-feira de treinos livres para o GP de Mônaco de Fórmula 1, disputado no circuito de rua de Montecarlo, o inglês Lewis Hamilton e o espanhol Fernando Alonso foram os destaques. Um em cada sessão de treinamento. Na primeira, sem chuva, o piloto da Mercedes, atual líder da temporada, foi o melhor. No segundo, com o asfalto molhado, o piloto da Ferrari mostrou por que é um dos mais talentosos da categoria e ficou na frente.
Hamilton foi o mais rápido do primeiro treino livre ao cravar 1min18s271. Ele foi apenas 0s032 mais rápido do que o seu companheiro de Mercedes, o alemão Nico Rosberg, que assegurou a segunda posição e ajudou a dar continuidade ao domínio da escuderia nesta temporada da categoria.
Hamilton e o piloto alemão, vice-líder do Mundial, apenas três pontos atrás do inglês, se revezaram na ponta durante os trabalhos iniciais de pista em Montecarlo, sendo que a terceira posição ficou com o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, que cronometrou 1min18s506 na sua melhor volta.
Já Alonso fechou na liderança o segundo treino livre ao cravar o tempo de 1min18s482. O piloto da Ferrari acabou levando a melhor sobre Hamilton, que desta vez ficou com a segunda posição com a marca de 1min18s901. Quarto colocado no treino que abriu os trabalhos de pista no principado monegasco, Alonso fechou a segunda sessão na frente, mas o tempo obtido pela manhã em Montecarlo pelo britânico foi superior ao do espanhol.
Continua depois da publicidade
Sob chuva, a Mercedes não conseguiu manter o domínio exibido no primeiro treino desta quinta. Tanto que Rosberg fechou os trabalhos com um 20.º lugar ao marcar 1min22s862 na segunda sessão. O finlandês Kimi Raikkonen foi outro que não conseguiu andar bem na chuva. Ele deu apenas quatro voltas no segundo treino, não cravou nenhuma volta rápida e amargou a 22.ª e última posição com a Ferrari.
Já Felipe Massa não conseguiu andar rápido neste primeiro dia de treinos em Mônaco e foi apenas o 16.º colocado com a sua Williams na primeira sessão e 11.º na segunda. O brasileiro deu 25 voltas pela manhã e a melhor delas ele completou em 1min20s517, tempo muito inferior ao do finlandês Valtteri Bottas, seu companheiro de equipe, sétimo colocado com a marca de 1min19s494. À tarde, cravou 1min20s394.
Continua depois da publicidade
Após os dois primeiros treinos livres desta quinta, Mônaco terá uma sexta-feira sem trabalhos de pista, pois o dia é reservado tradicionalmente para uma série de eventos promocionais com pilotos e equipes no principado monegasco. No sábado, a sessão classificatória para o grid de largada está marcada para começar às 9 horas (de Brasília), mesmo horário da corrida de domingo, quando será realizada a sexta etapa deste Mundial de Fórmula 1.