Esportes
Projeto do Santos em Praia Grande volta a gerar polêmica após moradores criarem petição para impedir desmatamento de área ambiental
O novo Centro de Treinamento do Santos FC será instalado em uma área de mais de 90 mil m² / Reprodução
Continua depois da publicidade
O novo Centro de Treinamento profissional do Santos Futebol Clube, anunciado no mês passado e que será erguido em Praia Grande, sofre o segundo gol contra.
Após o Parque Estadual Xixová-Japuí publicar uma nota dizendo que não recebeu qualquer comunicado a respeito do licenciamento, agora um abaixo-assinado circula nas redes sociais com o objetivo de proteger 90 mil metros quadrados de área verde que hoje ocupa o terreno.
Continua depois da publicidade
“Como um torcedor apaixonado por futebol, estou profundamente preocupado com a criação do novo Centro de Treinamento do clube, que resultará em desmatamento de área ambiental. Onde está o fair play com a natureza? Esse sim é um verdadeiro gol contra. Não há necessidade de sacrificar nossas árvores, bioma e ecossistema neste local. Somos a favor do desenvolvimento e progresso de nossa cidade, mas não a esse custo. Pense nas vidas da fauna e flora dessa região”, publicou o autor da petição online.
Até o fechamento desta reportagem, o abaixo-assinado reuniu mais de duas mil assinaturas. Quem quiser, o voto pode ser feito no endereço eletrônico.
Continua depois da publicidade
O novo Centro de Treinamento será instalado em uma área de mais de 90 mil m², mais que o dobro do CT usado atualmente pelo Santos, e inclui a construção de campos, alojamento, refeitório, academia e departamento de saúde.
De acordo com o projeto, a estrutura será moderna e oferecerá conforto, tecnologia, sustentabilidade e inovação, tudo em harmonia com a natureza.
A previsão é que, em um ano, o espaço seja inaugurado e, depois, o CT Rei Pelé, atual centro de treinamento do SFC, fique para a base e o futebol feminino do clube.
Continua depois da publicidade
Denominado CT Vila Praia Grande, o empreendimento faz parte de uma iniciativa privada, a custo zero para o clube. O equipamento será instalado na entrada da cidade, próximo ao Litoral Plaza Shopping, com fácil acesso ao Sistema Anchieta-Imigrantes.
O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, destacou que a Prefeitura recebeu a notícia da construção do CT com alegria e que está disposta a colaborar com o empreendimento.
“Não há dúvidas de que o SFC e esse grupo de empresários são parceiros da cidade, já que Praia Grande só tem a ganhar com isso. Aliás, a região toda ganha. A construção do centro de treinamento profissional do Santos Futebol Clube já é realidade. Nossa cidade será palco de um complexo esportivo e turístico maravilhoso, de nível internacional, com capacidade de recepcionar atletas do país e do exterior, inclusive com área de hospedagem. Ao lado, há previsão de uma arena esportiva, que pode receber grandes jogos e até shows. Não há dúvidas de que estamos caminhando para alavancar a economia da cidade”.
Continua depois da publicidade
Junto a este projeto do novo Centro de Treinamento do Santos, o Grupo Peralta e a NR Sports anunciaram a construção da Arena PG, também em Praia Grande.
Com capacidade para 25 mil pessoas, a ideia é que o clube se reveze no mando de jogos entre a Vila Belmiro e esse novo local.
Os empresários e o presidente do clube reforçaram que a construção da nova arena não muda os planos do Santos de seguir com a construção de um estádio no local onde hoje abriga a Vila Belmiro.
Continua depois da publicidade