X
Especial Publicitário

Praça Benedito Calixto, em Santos, renova paisagismo e mobiliário

A inauguração contou com a presença de autoridades municipais e dezenas de munícipes, que fizeram questão de registrar a beleza do ambiente em fotos e vídeos

Figuras religiosas ganharam destaque na revitalização / Carlos Nogueira

                                                                                   

A Praça Benedito Calixto, em frente à igreja da Pompeia, está de cara nova. Atendendo à reivindicação da comunidade, a Prefeitura entregou, no início da noite desta quinta-feira (27), um espaço totalmente revitalizado, com paisagismo e mobiliário urbano renovados.

A inauguração contou com a presença de autoridades municipais e dezenas de munícipes, que fizeram questão de registrar a beleza do ambiente em fotos e vídeos. O evento fez parte da semana de aniversário dos 476 anos da Cidade.

Destaque da praça, a imagem da Nossa Senhora do Rosário de Pompeia agora está em um pedestal iluminado, chamando a atenção dos visitantes. Ao seu lado estão as figuras de São Domingos de Gusmão, o 'apóstolo do rosário', e de Santa Catarina de Sena, que recebeu o título de 'doutora da Igreja' em 1970.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O paisagismo também salta aos olhos, agora com variedade de espécies como azaléas, além de camélias, que perfumam o recanto, e ixoras vermelhas e amarelas que florescem durante o ano inteiro. Duas palmeiras fênix e vasos com moreias brancas, clorofitos e pinheiros kaizuka completam o ambiente florido.

Além de uma nova identidade visual, a praça ainda ganhou seis bancos individuais - com encosto, piso podotátil, trilha direcional para orientar deficientes visuais até a igreja, além de duas rampas de acessibilidade. A rede de drenagem do local e no entorno, nas calçadas das ruas Ceará e Euclides da Cunha, também foi renovada. A intervenção evitará a formação de poças, facilitando o escoamento da chuva.

Presente na cerimônia de entrega, a vice-prefeita Renata Bravo destacou a importância da igreja para o bairro, bem como os benefícios que a nova praça trará à comunidade. “As praças de Santos são propriedade dos munícipes. E a igreja da Pompeia é uma referência nesse sentido, até por realizar diversos eventos no bairro. A reforma atende a uma antiga solicitação dos moradores e, além de criar um ambiente agradável, traz muito mais acessibilidade ao local”, salientou.

Já o vice-presidente da Sociedade de Melhoramentos da Pompeia, Carlos Augusto Agatti, salientou a beleza do ambiente que, segundo ele, passará a ser um ponto turístico. “A nossa igreja sempre foi um marco no bairro. Com a nova praça, o local passará a ser um cartão postal, pois ficou muito bonito. De noite, com a iluminação sobre a Nossa Senhora do Rosário, fica ainda mais lindo”, afirmou emocionado.

Pároco da comunidade, José Myalil Paul também não escondeu a alegria com o novo momento vivenciado pela Pompeia. “Nossa igreja tem 95 anos e caminha para o centenário. Posso dizer que a nova praça é o casamento entre o aspecto religioso e o lado social. Isso significa progresso e trará mais visitantes à nossa igreja, o que me deixa muito feliz”.

Os trabalhos em toda a praça foram realizados pela Secretaria de Serviços Públicos.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

PM apreende 4,6 kg de drogas no Morro São Bento, em Santos

Dois homens conseguiram fugir, e até o momento, não foram localizados

OPORTUNIDADE

Novo concurso público é aberto em Santos; veja detalhes

O processo seletivo também procura profissionais atuantes que venham a ocupar sete funções diferentes

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software