X
Especial Publicitário

Museu da Imagem e do Som de Santos proporciona viagem na história do audiovisual

Administrado pela Secretaria de Cultura (Secult), o museu expõe peças raras como a curiosa moviola, antiga mesa de montagem e edição de filmes

Os visitantes ainda podem conferir a linha do tempo de câmeras fotográficas / Divulgação/PMS

Integrado ao Centro de Cultura Patrícia Galvão há um espaço que faz o público viajar no tempo por meio do desenvolvimento do audiovisual: o Museu da Imagem e do Som de Santos, o Miss. Criado em novembro de 1996, o equipamento cultural conta a história da comunicação através de um acervo com mais de 200 equipamentos, que revelam a evolução do rádio, do cinema e da televisão.

Administrado pela Secretaria de Cultura (Secult), o museu expõe peças raras como a curiosa moviola, antiga mesa de montagem e edição de filmes. Os visitantes ainda podem conferir a linha do tempo de câmeras fotográficas, que vão do tipo fole, popularmente conhecida como lambe-lambe, passando pela Rolleiflex até os primeiros exemplares digitais.

O acervo permanente também conta com modelos de filmadoras VHS, desde profissionais até as caseiras, que registraram momentos familiares, além de televisores, gravadores e toca discos. O museu possui, ainda, acervo de 10 mil vinis e dois mil filmes de arte, além de obras audiovisuais referentes a Santos como os registros em fitas cassete das célebres reuniões da madrugada, realizadas pelo antigo prefeito Oswaldo Justo.

“No Miss há ainda o espaço expositivo, ampliado no final do ano passado, e que está aberto para propostas de mostras de fotógrafos locais. Temos também a sala de exibição Chico Botelho, que abriga sessões realizadas por cineclubes, associações, universidades, mostras e festivais de Santos”, apontou Ricardo Vasconcelos, coordenador de Cinemas da Secult. 
“Durante esse período, em que nos é solicitado o distanciamento social como combate à proliferação da covid-19, estamos realizando projeções de filmes no Lounge Miss, instalação que fica do lado de fora do equipamento”, complementou Vasconcelos.

O Miss fica no piso térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão, localizado na Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Com entrada gratuita, o espaço cultural funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

PM apreende 4,6 kg de drogas no Morro São Bento, em Santos

Dois homens conseguiram fugir, e até o momento, não foram localizados

OPORTUNIDADE

Novo concurso público é aberto em Santos; veja detalhes

O processo seletivo também procura profissionais atuantes que venham a ocupar sete funções diferentes

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software