Fonte garante fornecimento de energia e traz benefícios para o meio ambiente
O gás natural sempre jogou junto com a Baixada / iStock
O gás natural sempre jogou junto com a Baixada.
Um exemplo é Cubatão. Antes conhecida como “a mais poluída do mundo”, a cidade começou a virar o jogo entre o final dos anos 1980 e o começo dos anos 1990.
Para mudar o cenário, o município adotou medidas importantes. Uma delas foi o a alteração da fonte energética no polo industrial. Muito mais limpo, o gás natural substituiu os óleos combustíveis e colaborou para uma significativa evolução na qualidade do ar na região.
Além do meio ambiente, o gás encanado tem contribuído para o desenvolvimento da Baixada. Em Santos e São Vicente, o serviço teve um crescimento expressivo nos últimos 20 anos, por meio da Comgás. Hoje, já são mais de 60 mil clientes.
A lista inclui uma grande diversidade de residências e comércios, inclusive os da parte histórica de Santos; instituições educacionais como a Unisanta e duas unidades de saúde de referência: o Hospital Ana Costa e o Hospital Municipal de Santos (antigo Estivadores), entre outros milhares de clientes que contam com esta fonte de energia segura, eficiente e competitiva.
Compass: reforço energético para a Baixada
A Compass Gás & Energia foi criada pela Cosan, em 2020, com o propósito de criar alternativas de gás e energia mais competitivas aos clientes e à sociedade, com segurança, eficiência, e gente engajada.
É um negócio pioneiro. A proposta é proporcionar mais acesso ao gás natural, integrando os mercados de gás e energia elétrica, incentivando a competitividade da economia e aumentando a segurança do sistema elétrico. Isso permite, de outro lado, um aumento sustentável da participação de fontes renováveis (mas intermitentes) na matriz energética brasileira.
A Compass já nasceu com um portfólio robusto, contando com a Comgás, a maior distribuidora de gás encanado do país. Além da distribuição, a atuação da nova empresa está focada em outro três segmentos: (1) infraestrutura e originação de gás natural, aumentando o acesso à oferta de gás do pré-sal e conectando a Baixada Santista e o Estado de São Paulo ao mercado global de gás; (2) comercialização de gás, oferecendo opcionalidade, flexibilidade e competitividade aos clientes; e (3) geração térmica a gás e trading de energia elétrica, transformando gás em eletricidade e trazendo segurança ao sistema elétrico.
Terminal de Gás Natural Liquefeito: investimentos e segurança energética
A Baixada é um dos vetores de crescimento no País. Reforçar sua segurança energética, portanto, é uma medida prioritária para o desenvolvimento local, estadual e nacional. Essa é uma das finalidades de um projeto estratégico da Compass: o Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) de São Paulo.
Especial Publicitário
4º Encontro Anual de Carros Antigos de Praia Grande acontece neste final de semana
Três delegacias são inauguradas para aprimorar investigações em PG
Praia Grande e Estado firmam parceria para remover 58 famílias de área invadida no Nova Mirim
Cubatão
Emprego
Algumas são oportunidades para o primeiro emprego, sem necessidade de experiência