Cliníca de recuperação para dependentes químicos: como funciona?

Comentar
Compartilhar
30 DEZ 2020Por Da Reportagem17h35
reabilitaçãoFoto: Reprodução

Quando falamos sobre clínicas de recuperação para dependentes químicos, não é uma situação simples, muitas famílias no Brasil sofrem com este problema, a dependência química.
 
Confira 14 opções de clínicas de recuperação em São Paulo que oferecem (tratamento para dependentes químicos e alcoólatras)
 
Nos dias de hoje muito preconceito com relação a essas pessoas, e também com relação aos lugares de tratamento, muitos dependentes químicos acabam evitando de se tratarem nesses locais por medo ou por acreditarem que não são bons lugares.
 
Os indivíduos não conseguem prestar atenção em como funciona de verdade uma clínica de reabilitação para dependentes químicos, eles procuram acreditar apenas em crenças infundadas, preferem acreditar que esses locais não tratam bem os dependentes.
 
Porém nos dias atuais as clínicas de recuperação para dependentes químicos contam com equipes capacitadas, e que prezam pela recuperação total do paciente, levando em consideração as individualidades de cada um.
 
A partir disto podemos entender a importância de uma unidade de recuperação, este post tem objetivo de esclarecer o quanto é importante esse tipo de tratamento, quanto precisamos nos aprofundar sobre o tema.
 
Leia este texto até o final e entenda como funciona uma clínica de reabilitação para dependentes químicos
 
O que é uma clínica de recuperação para dependentes químicos?
 
Clínica de recuperação para dependentes químicos se trata de uma organização que tem como objetivo principal a recuperação dos dependentes, seja qual for a droga ilícita usada pelo adicto.
 
Por meio de um tratamento eficaz o paciente pode alcançar a reabilitação total do dependente, assim ele poderá ter uma vida normal e voltar a ter uma rotina que sempre teve antes de ser acometido pela doença da dependência.
 
Indivíduo que consome algum tipo de substância ilícita é alguém que possui uma patologia crônica que é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, portanto ela merece todos os cuidados necessários, merece a sua recuperação física, mental e emocional.
 
De maneira geral, uma unidade de recuperação para dependentes químicos pode tratar apenas um grupo de pessoas especificamente, assim sendo, são comuns clínicas específicas para homens e clínicas específicas para mulheres; adolescente e idosos também possuem algumas.
 
Inserido no seu grupo, o indivíduo se sente mais confortável para passar pelas etapas de tratamento, a ressocialização torna-se mais tranquila, pois a equipe multidisciplinar que irá tratá-lo na clínica são profissionais que estão acostumados a lidar com esta situação.
 
 
 
Como funciona o tratamento de reabilitação dentro de uma clínica?
 
As clínicas de recuperação para dependentes químicos em São Paulo têm diferentes métodos de abordagens e terapias, clínicas em que o paciente fica internado em período integral e outras em apenas um período.
 
Quando ele é internado período integral, ele passa a ser considerado interno da clínica, a equipe multidisciplinar, que engloba diversas áreas, irá monitorar o dependente durante todo esse período.
 
A internação em período integral é a mais indicada de todas, pois não haverá riscos do paciente sair da clínica, o acompanhamento feito pelos profissionais é completo.
 
De maneira geral, para que a recuperação do dependente seja totalmente benéfica dentro de uma unidade de reabilitação é necessário para a maioria das pessoas aproximadamente a internação de 90 a 180 dias.
 
É claro que esse período dependerá dos níveis de dependência do paciente, assim como da evolução sua durante este período.
 
Existem muitas maneiras de tratar o paciente dentro de uma clínica de reabilitação, existe abordagem terapêutica, com terapia ocupacional, sessões individualizadas com psicólogos, reuniões em grupo, atividades físicas, recreações, trabalhos comunitários.
 
E não é só isso, há também o acompanhamento feito com o médico responsável ou psiquiatra, que irá administrar medicamento se for necessário, para passar pelas crises de abstinência e ajudar a superar o vício mais rapidamente. A desintoxicação faz parte da terapia medicamentosa.
 
Existe possibilidade do dependente químico ficar apenas por um pequeno período na clínica de reabilitação, podendo retornar ao seu lar à tarde ou de noite.
 
Porém, este tipo de tratamento só pode ser realizado quando o dependente químico já é capaz de se controlar, e evitar o contato com qualquer substância na qual ele era viciado.
 
É indicado que este tipo de paciente tenha acompanhamento de algumas entidades como os Alcoólicos Anônimos e os Narcóticos Anônimos, tratamento seja auxiliado por elas quando o adicto não estiver na clínica.
 
Desta forma, cada individualidade contará para saber a real situação e escolher a melhor forma de tratamento.
 
Quais são os benefícios de uma clínica de recuperação para dependentes químicos?
 
Agora que você já sabe como funciona uma clínica de recuperação para dependentes químicos é necessário você entender os benefícios de internar um adicto nesses lugares.
 
Podemos resumir esses benefícios em:
 
- ajuda de uma equipe multidisciplinar e preparada em período integral para apoiar o paciente
 
- métodos adequados de tratamento considerando a particularidade de cada um
 
- administração de medicamentos feitos por médicos caso for necessário, para ajudar nas crises de abstinência e na desintoxicação do organismo
 
- apoio de toda a equipe
 
Pode perceber como é importante uma clínica de reabilitação para dependentes químicos? Somente nela você pode ajudar de maneira completa o dependente químico a se recuperar desta patologia
 
 
Encontre clínicas de reabilitação / recuperação para dependentes químicos na baixada, no estado de São Paulo todo e ao redor de todo o Brasil.
 
Está precisando de ajuda para o tratamento de um dependente químico dentro de sua família?
 
A Capital Remoções pode ajudá-lo a encontrar uma clínica de reabilitação / recuperação para dependentes químicos no Estado de São Paulo, baixada Santista e ao redor de todo o Brasil, dentro do site você pode comparar diversas clínicas e escolher o método mais ideal para tratar a pessoa na qual você procura ajudar.
 
A Capital Remoções atua há mais de 6 anos atuando no mercado de clínicas de reabilitação, já auxiliaram centenas de pessoas que estavam passando pelo mesmo problema, e os resultados foram muito satisfatórios, ajudar o próximo é sempre um ato de amor.
 
Contam também com clínicas de reabilitação para alcoólatras, procure a mais perto de você.
 
As clínicas de recuperação em São Paulo e ao redor de todo o Brasil têm equipes multidisciplinares preparadas para ajudar, contamos com profissionais de diversas áreas, temos médicos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, monitores e colaboradores no geral capacitados para ajudar as pessoas.
 
A Capital Remoções tem como grande objetivo oferecer acolhimento e carinho aos dependentes químicos e as pessoas que necessitam de ajuda, visam fortalecer e recuperar o psicológico, mental e o físico do paciente.
 
 
Como você pode ver, as pessoas que possuem vício em drogas precisam de ajuda para se livrarem da dependência, algumas necessitam de apoio profissional mais equipado e em período integral, outras precisam apenas de apoio mental.
 
Neste post, esclarecemos a você como é uma clínica de reabilitação para dependentes químicos, ajudamos você a compreender como funcionam as coisas dentro das unidades.
 
Além disso, você pode entender quais são os principais benefícios de tratar um paciente em uma clínica.
 
Caso tenha ficado com algum questionamento, entre em contato com a Capital Remoções através do site ou do telefone 11 96422-1200 – atendimento 24 horas
 
Converse com a Capital Remoções, esclareça todas as suas dúvidas e faça uma visita a uma clínica de reabilitação mais próxima. Eles possuem diversos especialistas que podem explicar todos os detalhes.
 
Especialistas da Capital Remoções são capacitados pata te ajudar ou a um familiar que necessita se afastar do vício. Os consultores ajudarão a escolher a clínica mais próxima de sua casa caso preferir.