Com vagas em Cubatão, Braskem faz processo seletivo 'às cegas' para 107 postos

Equipe responsável pela escolha dos novos talentos não terá acesso a informações como faculdade e idade dos candidatos

Comentar
Compartilhar
30 JUL 2019Por Da Reportagem18h01
No estado de São Paulo, a companhia possui 107 vagas abertasFoto: Divulgação

A Braskem abre hoje as inscrições para o Programa de Estágio em um novo formato. Além de games, entrevista on-line e dinâmicas de grupo, a equipe responsável pela escolha dos novos talentos não terá acesso a informações como faculdade e idade dos candidatos. No estado de São Paulo, a companhia possui 107 vagas abertas.

Para o novo programa de estágio, a Braskem se juntou ao Grupo Cia de Talentos, um dos maiores recrutadores do Brasil, para proporcionar uma experiência na qual tanto o candidato como a empresa possam se conhecer e descobrir se há afinidade entre ambos. A companhia também firmou parcerias com movimentos ligados à população negra, como coletivos de universidades.

"Mudamos o formato, o modo como divulgamos, incluímos dinâmicas e deixamos o programa mais atrativo, com o objetivo de conhecer melhor o candidato e ir além da sua formação. Acreditamos na importância de um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, que também colabora para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, oferecendo oportunidade a todas as pessoas", explica Mariana Paiva, gerente de Talent Acquisition da Braskem.

Ao todo, o processo terá quatro etapas. No primeiro, virtual, os inscritos receberão um link para acessar o Braskem Stories, que apresenta o visual de histórias postadas em redes sociais e oferece testes interativos de conhecimento relacionados aos temas da companhia. Em um segundo momento, serão realizadas entrevistas por vídeo. Na sequência, os candidatos selecionados serão convidados para dinâmicas em grupos presenciais e, por fim, aqueles que chegarem à quarta e última etapa, serão entrevistados, também presencialmente, pelos líderes das unidades. Além de bolsa-auxílio compatível com o mercado, vale transporte, seguro de vida e férias, o programa da Braskem também oferece vale refeição ou refeitório no local, dependendo da unidade, e assistência médica.

Mariana explica que o novo formato do programa está alinhado o BeUX (Be = seja, U = Você e X experiência, ou seja, potencialize o que você tem de melhor por meio das experiências vividas), Proposta de Valor, construída pela Braskem em conjunto com os funcionários e que representa o compromisso da empresa com seus integrantes. A implementação do programa viabilizou importantes iniciativas, como o dress code livre, o flex work (trabalhe de qualquer lugar na Braskem) e o flex office (trabalhe de qualquer lugar: casa, cafeteria, dentro da empresa etc.), garantindo um ambiente que propicie o desenvolvimento de cada um.

"Na Braskem, valorizamos a diversidade e encorajamos todas as pessoas a serem elas mesmas, fazendo a diferença na empresa e construindo seu próprio caminho profissional. Buscamos tornar nosso ambiente livre, inclusivo e desafiador, onde todos e todas possam compartilhar suas ideias e questionar o senso comum", afirma a executiva. 

Experiência regional

As unidades industriais da Braskem no estado de São Paulo contam com o trabalho de 135 estagiários, dos quais 84 na categoria Universitário e 51 em Técnico. Raquel Faria, 28 anos, estudante de Engenharia Química integra a equipe de estagiários da unidade de Polietilenos 8 (PE 8) da Braskem, em Cubatão. De acordo com a jovem, o programa de estágio da empresa possibilita alta rotatividade por diversas áreas de atuação, permitindo uma visão ampla de diferentes setores e funções. "Trabalhar em uma empresa como a Braskem nos possibilita ter contato com todas as áreas industriais de uma fábrica, expandindo nosso conhecimento. Além disso, temos muito incentivo e ajuda dos líderes para que possamos ser protagonistas das ações que desempenhamos, garantindo o aprendizado por meio da atuação", finaliza.

Programa de Estágio Universitário

O programa oferece vagas para estudantes universitários de penúltimo e último ano da universidade, em cursos variados de Exatas e Humanas, como Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comércio Exterior; Comunicação Social (Jornalismo e Relações Públicas); Engenharias; Cursos de TI Logística; Biologia; Psicologia; Química; Relações Internacionais; entre outros. Duração do programa: até dois anos.

Colunas

Contraponto