GOVERNO 3

Centro Público de Emprego coloca mais de 7.000 pessoas no mercado

Cerca de 150 pessoas participaram de orientação para entrevista e seleção com representante de uma empresa.

Comentar
Compartilhar
04 DEZ 201218h18

Nesta terça (04), no Centro Público de Emprego, cerca de 150 pessoas participaram de orientação para entrevista e seleção com representante de uma empresa. São 50 vagas para uma rede de supermercado. “Fazemos uma prévia do que vai acontecer na entrevista”, disse o psicólogo do Centro Público Mateus Lima da Glória, que também faz a pré-seleção de candidatos com base nas informações dadas pelo empregador. Segundo ele, mais de 6.000 pessoas já receberam orientação.

Residente no Valongo, Cristina Rosa de Oliveira, 35, era uma das participantes da seleção. “Já trabalhei em vários locais por meio do Centro Público, todos empregos temporários de auxiliar de limpeza e balconista. Sempre que venho aqui tem vaga ou depois de alguns dias me ligam avisando”. Ela destaca ainda as orientações recebidas. “São importantes para nos apresentarmos bem na entrevista, pois muitas pessoas não sabem e vão procurar emprego com roupa de balada”.

Espaço de referência para pessoas desempregadas ou em busca da primeira oportunidade profissional, o Centro Público, ligado à Sedes (Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos), visa proporcionar em único local atendimento integral ao trabalhador e ao empregador. Conforme o órgão, são oferecidos serviços como emissão de carteira profissional, habilitação do seguro-desemprego, cadastro na busca por uma recolocação ou colocação no mercado.

Já o empregador pode realizar a busca no sistema Maisemprego de acordo com o perfil da vaga oferecida. No local também é feito processo de pré-seleção por psicológo da unidade e são oferecidas salas às empresas, além de equipamentos de audiovisual, internet, máquina de xerox e equipe de funcionários para suporte. “É o único Centro Público que oferece esse trabalho na Baixada Santista. O objetivo é tentar levar ao empregador o profissional que ele realmente quer, facilitando e otimizando o tempo dele e o da pessoa que busca emprego”, afirmou a coordenadora da unidade, Rosana Spinucci Lara.

o Centro Público visa proporcionar em único local atendimento integral ao trabalhador e ao empregador (Foto: Divulgação)

Cadastros e atendimentos

Com mais de 900 empresas cadastradas da região e do Estado, o Centro Público conta com 61.071 pessoas inscritas e só este ano prestou atendimento a 16.765. Segundo o órgão, os setores que oferecem maior índice de empregabilidade são prestação de serviço, comércio e construção civil. Entre os cadastrados em busca de nova oportunidade está Jony Miura, 48. “Estou desempregado há dois meses e tenho esperança de encontrar logo outro trabalho. Sou cadastrado aqui há um ano e meio e já consegui três empregos nas funções de borracheiro e porteiro”.

Vagas

No momento, há vagas para as seguintes funções: teleoperador (500 vagas), motorista de ônibus rodoviário (5), vendedor (4), auxiliar de limpeza (2), confeiteiro (2), instalador de som e acessórios de veículos (2), açougueiro (1), auxiliar de departamento fiscal (1), auxiliar de lavanderia (1), marceneiro de móveis (1), mecânico de motor a diesel (1), mecânico eletricista de automóveis (1), motoboy (1), e recepcionista atendente (1). Os interessados devem comparecer no local de segunda a sexta, das 8h às 17h, com carteira profissional, CPF, RG. Outras informações: 3223-9945.

Colunas

Contraponto