X

Educação

Sindicato dos professores de SP adia greve pela segunda vez

A categoria finalizou por volta das 16h30 desta terça-feira (24) assembleia na praça da República, em frente à sede da Secretaria Estadual de Educação

Folhapress

Publicado em 24/05/2016 às 21:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Professores ligados à Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) durante protesto pela reposição salarial, nesta terça-feira (24) / Folhapress

Mesmo sem receberem uma proposta de reajuste salarial do governo Geraldo Alckmin (PSDB), professores da rede estadual de São Paulo ligados à Apeoesp, principal sindicato da categoria, decidiram adiar a decisão de entrar em greve.

A categoria finalizou por volta das 16h30 desta terça-feira (24) assembleia na praça da República, em frente à sede da Secretaria Estadual de Educação. Os manifestantes seguem em passeata até o Teatro Municipal, também no centro da capital paulista. Cerca de 4 mil pessoas participaram do ato, segundo a Apeoesp.

A principal reivindicação dos profissionais da educação paulista é um reajuste salarial de 16,6%. O governo ainda não sinalizou com uma proposta. A data-base da categoria é 1º de julho. O índice seria a forma de recompor a inflação acumulada desde meados de 2014, quando a gestão Alckmin concedeu o último aumento para os professores.

Segundo a presidente da Apeoesp, Maria Izabel Noronha, foi respeitada a posição dos professores na assembleia. "Vamos continuar pressionando na Assembleia Legislativa pela aprovação do Plano Estadual de Educação, que tem uma meta de valorização profissional", diz ela. O plano aguarda a votação dos deputados desde o ano passado.

Na avaliação de membros do sindicato, a categoria não deve iniciar greve neste semestre. O processo de reposição de aulas da greve de 89 dias do ano passado ainda está em andamento, o que dificultaria a mobilização a favor da greve.

O sindicato havia decidido pelo indicativo de greve no dia 8 de abril. Em outra assembleia, realizada no último dia 29, a categoria decidiu esperar até esta segunda-feira (23), quando houve reunião dos dirigentes da Apeoesp com o secretário de Educação, José Renato Nalini.

A reunião acabou sem proposta. Até agora, o governo tentou converter o dinheiro do bônus por mérito em reajuste de 2,5% neste ano. Com reprovação da categoria, a medida foi abandonada e o bônus, pago. Sobre reajuste, a proposta é zero por enquanto.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter