São Paulo abre 240 mil vagas em cursos gratuitos

Vagas valem para cursos virtuais, remotos e presenciais nos 645 municípios do Estado

Comentar
Compartilhar
27 OUT 2020Por Gazeta de S. Paulo18h15
As aulas serão realizadas em formato online (teleaula e autoinstrucional) ou presencialFoto: John Schnobrich/Unsplash

O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (26) a abertura de mais de 240 mil vagas em cursos gratuitos dos programas Via Rápida, Novotec, São Paulo Criativo, SP Tech e Empreenda Rápido. As vagas integram o primeiro Mutirão de Qualificação do Estado.

Serão ofertadas vagas para cursos virtuais, remotos e presenciais nos 645 municípios de São Paulo. “Essa é a maior oferta de vagas gratuitas para qualificação profissional já feita em São Paulo. O Governo de São Paulo, através destes cursos, cria oportunidade para milhares de pessoas abrirem o seu próprio negócio. E pessoas que são qualificadas têm mais chances de obter empregos com melhores condições salariais”, disse o governador João Doria (PSDB).

O mutirão é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Centro Paula Souza, Senac, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Sebrae, entre outros. Os cursos são distribuídos em dois pilares: qualificação profissional e empreendedorismo, para jovens e adultos.

Entre as áreas ofertadas estão varejo, gestão, tecnologia, economia criativa e idiomas. As aulas serão realizadas em formato online (teleaula e autoinstrucional) ou presencial.

“Durante a realização do Mutirão de Emprego, no mês passado, foi identificado que quem realizou o cadastro demonstrou bastante interesse em fazer um curso de qualificação, desta forma, para ajudar mais pessoas, disponibilizamos vagas para quem desejam se qualificar ou gostaria de aprender uma nova profissão. Por meio destes programas, milhares de pessoas terão a chance de conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico Patricia Ellen.

Inscrições

Para as 100 mil vagas nas áreas de varejo, tecnologia, gestão, economia criativa e idiomas, por meio dos programas Via Rápida, Novotec, SP Tech e São Paulo Criativo, as inscrições devem ser realizadas nos sites:

Cursos de Economia Criativa, Varejo, Gestão e Tecnologia: www.cursosviarapida.sp.gov.br. Cursos de tecnologia e Idiomas, com foco para jovens de 14 a 25 anos: www.novotec.sp.gov.br/parcerias

Há 140 mil vagas para áreas de empreendedorismo. O programa Empreenda Rápido é responsável em apoiar empreendedores no passo a passo para abrir o seu negócio e/ou trabalhar como freelancer. Em parceria com o Sebrae-SP, as aulas têm carga horária de 20 horas. Os interessados devem realizar a inscrição no site empreendarapido.sp.gov.br.