X

Educação

Protesto de alunos e funcionários fecha entrada da USP

Ato é pela renúncia do reitor da instituição, Marco Antonio Zago e melhora na qualidade da educação e do HU (Hospital Universitário)

Folhapress

Publicado em 09/06/2016 às 21:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Funcionários e estudantes da USP trancaram nesta quinta-feira as entradas da Cidade Universitária, na zona oeste / Newton Menezes/Futura Press/Folhapress

Funcionários e estudantes da USP (Universidade de São Paulo) trancaram nesta quinta-feira todas as entradas da Cidade Universitária, na zona oeste de São Paulo.

Os manifestantes, segundo a Polícia Militar, ficaram em frente aos três portões da instituição desde as 5h. Eles reivindicam a renúncia do reitor da instituição, Marco Antonio Zago, melhora na qualidade da educação e do HU (Hospital Universitário), que enfrenta um desmonte nos últimos anos, com demissão de profissionais, fechamento de leitos e o consequente recuo no número de atendimentos à população.

O diretor Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores), Magno de Carvalho, afirma que esse protesto é uma resposta ao projeto de desmonte da USP, ao corte de ponto de grevistas e à suspensão da negociação salarial pelos reitores da USP, Unesp e Unicamp. Não há previsão de horário de abertura dos portões.

Paralisação

Os servidores técnico-administrativos da USP, que estão em greve desde o dia 12 de maio, são contra a proposta de reajuste de 3% oferecida pelo Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas), que reúne também Unesp e Unicamp.

“A paralisação não é apenas por uma questão salarial, mas principalmente pelo desmonte que está acontecendo na USP. Ele [o reitor da USP, Marco Antonio Zago] está terceirizando os restaurantes, os serviços de manutenção, fechando vagas nas creches e desmontando a Prefeitura da USP”, disse Magno de Carvalho, diretor Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores). Os funcionários e professores pedem reajuste de 12,34%, sendo 9,34% (índice ICV-Dieese) de reajuste inflacionário e 3% de recuperação de perdas anteriores.

No dia 23 de maio, mais cinco unidades da USP entraram em greve: Administração Central, Hospital Universitário, Cepeusp (Centro de Práticas Esportivas da USP), HRAC (Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais) e a Biblioteca Brasiliana. Na Unicamp, eles também iniciaram paralisação.

Os docentes da USP entraram em greve no dia 30 de maio, após rejeitarem proposta de reajuste de 3%. A adesão dos professores foi aprovada por ampla maioria em assembleia da Adusp (Associação dos Docentes da USP), que reuniu cerca de 150 professores. Funcionários dos campi Ribeirão Preto, Bauru e São Carlos também estão em greve.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter