X

Educação

Projeto promove meditação na Educação Infantil

Famílias recebem exercícios e praticam com as crianças de forma online

Da Reportagem

Publicado em 28/10/2020 às 20:34

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O objetivo é fortalecer o processo de concentração e de equilíbrio / Divulgação

Aprender a respirar, expirar e concentrar são ações muitas vezes difíceis até para um adulto. Mas uma turma de crianças, de 1 a 6 anos, vem mostrando que essas atividades podem ser realizadas , no cotidiano,  por meio de chamadas de vídeo e lives nas redes sociais. O projeto de meditação promovido pelo Marista Escola Social Lar Feliz, que atende gratuitamente crianças da Educação Infantil na comunidade Monte Serrat, em Santos, vem ganhando força especialmente durante o período de distaciamento social. 

O objetivo é fortalecer o processo de concentração e de equilíbrio, características importantes na infância. “Com atividades direcionadas para cada faixa etária, conseguimos aprender sobre cada uma delas, perceber o vínculo com a família, e como estão vivendo esse período de isolamento social”, reforça a pastoralista Ana Clara dos Santos, responsável pelo projeto.

As atividades, que antes eram feitas presencialmente, agora acontecem por meio da internet, com o acompanhamento dos familiares. O contato semanal ajuda a manter a conexão com a escola, com as educadoras e ainda contribui para diminuir a ansiedade. “Buscamos elementos que lembrem a rotina deles, um brinquedo ou objeto que gostem e que possa servir de lembrança para que se concentrem na respiração, dialoguem mais com as famílias e realizem esse momento em casa”, reforça Ana Clara.

Na casa de Bernando do Nascimento, de 4 anos, isso já vem acontecendo. O aluno da Escola Social participa da atividade nas lives e em casa. “É tão significativo, que ele risca no calendário até chegar o dia da meditação, e quando está agitado, pede para colocar o ursinho no peito e respira bem devagar como aprendeu”, revela a mãe Agatha Aparecida do Nascimento.

A meditação contribui tanto para o Bernando que toda família aprendeu também. “Sempre fazemos junto com ele, e sabemos que é algo que auxilia na infância, e pra toda vida”, reforça. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter