Projeto da UME Estado do Tocantis representa Cubatão no 5ª Ação Metropolitana

O projeto foi desenvolvido pelos professores e equipe gestora.

Comentar
Compartilhar
24 AGO 2019Por Da Reportagem19h25
O projeto "Cantos e Contos" da UME Estado do Tocantis, escola da Vila Natal, foi selecionado para um relato prático.Foto: Divulgação/PMG

A rede pública de ensino de Cubatão participou da 5ª Ação Metropolitana de Boas Práticas na Educação Infantil nesta sexta-feira (23). Promovida pela OMEP (Organização Mundial para Educação Pré-escolar) e ARBS (Associação Regional da Baixada Santista), a ação aconteceu em Itanhaém, no Centro de Convenções Miguel Reale. Neste ano, o encontro teve como tema "A infância e a pedagogia das sutilezas: respeitando as diferenças, somos todos iguais."

O projeto "Cantos e Contos" da UME Estado do Tocantis, escola da Vila Natal, foi selecionado para um relato prático, sendo defendido pela professora da unidade, Thais Padovez Malara. A educadora acredita que essa experiência faz refletir sobre a importância das atividades coletivas onde todas as crianças têm a oportunidade de interagir em grupo. "Assim iniciamos o projeto 'Cantos e Contos', onde o nome em uma brincadeira com as palavras já mostra o propósito do projeto. São cantos de brincar, canto na ciranda e contos de histórias que chamamos de leituras simultâneas. A experiência foi tão enriquecedora que passou a fazer parte das nossas atividades", declarou.

Desenvolvido na unidade, com aderência de todas as classes, o projeto acontece no pátio da escola. As professoras preparam diferentes espaços de brincar entre casinha, construção com lego tradicional, fantoches, bonecos, carrinhos, boliche e outros, havendo revezamento destes cantos entre os alunos. O mesmo acontece com as brincadeiras de ciranda, onde as músicas são sugeridas pelos grupos. Na leitura, as turmas passam a listar todos os livros lidos, além das leituras simultâneas em que as crianças escolhiam entre seis opções de livro que gostariam de ouvir.

Colunas

Contraponto