Programa Brasil Alfabetizado em Guarujá forma 350 alunos nesta quinta (19)

Alunos de 17 núcleos participarão da confraternização no Vila Souza

Comentar
Compartilhar
19 DEZ 201316h45

Ajudando guarujaenses a escrever sua história, o Programa Brasil Alfabetizado realiza a formatura de 350 alunos nesta quinta-feira (19), no Vila Souza Atlético Clube (Avenida Artur Costa Filho, 282, Centro), a partir das 19h30. Os formandos receberão certificados e estão aptos a dar continuidade aos estudos. A iniciativa é coordenada pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Educação.

A formatura reunirá os alunos de 17 núcleos da Cidade, com estudantes de idades entre 25 a 68 anos. De acordo com a gestora do Brasil Alfabetizado no Município, Régia de Paula da Glória, a atividade é um estímulo e valorização. "A autoestima fica mais aguçada, eles se sentem mais útil para a sociedade e tem mais vontade para continuar".

O programa tem a missão de alfabetizar jovens e adultos. A próxima etapa é a Educação de Jovens e Adultos (EJA). "Esse não é o fim, eles continuam a sua trajetória e a vida deles ganha outra dinâmica de vida".

Brasil Alfabetizado – Criado pelo Governo Federal, o Brasil Alfabetizado tem como missão erradicar o analfabetismo no Brasil, aumentando a escolarização de jovens e adultos e promovendo o acesso à educação como um direito de todos.

A Secretaria de Educação é responsável pela capacitação dos alfabetizadores, pela inscrição dos mesmos e pela organização de todo o processo de alfabetização no Município. Os Núcleos estão distribuídos nas unidades de ensino, Organizações Não-Governamentais (ONGS) e igrejas. O Brasil Alfabetizado conta hoje com 17 núcleos, 38 alfabetizadoras, oito coordenadoras e 682 alunos na Cidade. O Rotary Club apoia o programa e também doou camisetas aos formandos.