Prefeitura de Guarujá fica entre os melhores no Troféu Proler

Dois programas da Secretaria de Educação e dois alunos da EJA se destacaram na final

Comentar
Compartilhar
05 NOV 201315h38

A Prefeitura de Guarujá marcou presença mais uma vez entre os melhores projetos e alunos do Troféu Proler 2013. Os programas ‘Lê Pra Mim?’ e ‘Ao Pé da Letra’, da Secretaria Municipal de Educação, e dois alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal ficaram entre os finalistas do prêmio Escreler, sendo que um deles garantiu a segunda colocação. O projeto Mania de Leitura, da Secretaria de Cultura, também esteve na final.

O resultado mostra a força da Educação de Guarujá entre os nove municípios da Baixada Santista. Entre os quatro projetos da Seduc inscritos no prêmio, dois foram selecionados entre os melhores projetos da região, e dois dos três alunos concorrentes ao Troféu Escreler chegaram à final.

De acordo com a coordenadora de Pré-escola e do programa ‘Lê Pra Mim?’, Regina Lúcia Rodrigues, a participação no prêmio dá visibilidade ao trabalho feito no Município. “Nós pudemos mostrar nossos programas a educadores das outras cidades da região. Uma bibliotecária do corpo de jurados exaltou o Lê Pra Mim? no evento. Isso projeta nosso trabalho”, explicou.

No Troféu Escreler, que premia as melhores redações de alunos da EJA, dois estudantes da rede municipal ficaram entre os 12 finalistas: José Gabriel Fagundes Alves de Melo, da EM Dirce Valério Garcia, e Edna Angela Batista, da EM Vereador Francisco Figueiredo, que foi a segunda colocada.

A auxiliar de coordenação da EJA, Rosângela Melo, recebeu o Troféu em lugar da estudante da escola Francisco Figueiredo, que não pode comparecer à premiação. “Essa conquista é muito importante para a valorização dos estudantes, principalmente quando se trata do EJA. O mérito é deles, mas também é da equipe que insiste nesses alunos”, acrescentou a educadora.

Os finalistas receberão os certificados, um kit com livros e brindes e Edna receberá o troféu da mão da Secretária de Educação. “Acho essa iniciativa da Secretária muito válida, porque o esforço desses alunos merece reconhecimento”, disse Zélia Luzia Muniz, coordenadora de Língua Portuguesa e Inglesa da Prefeitura.

A Secretária de Educação, Priscilla Bonini, destacou a importância do estímulo à leitura para o desenvolvimento da compreensão do indivíduo. “Todos os projetos que agregam leitura são positivos para a formação de qualquer cidadão. Parabenizo todos os alunos e profissionais que estiveram envolvidos nesse evento que visa uma contribuição significativa para a formação pessoal”, afirmou.

Programa – O Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) é um projeto de valorização social da leitura e da escrita ligado à Fundação Biblioteca Nacional e ao Ministério da Cultura. Está presente em todo o País desde 1992 e, por meio de seus Comitês regionais, tem se firmado como presença política atuante na democratização da leitura.

O Proler/Baixada Santista – UNISANTA foi criado em 1994, em parceria com a Universidade Santa Cecília. O Comitê promove cursos de aperfeiçoamento profissional para professores das redes municipal, estadual e particular de ensino, estudantes e demais interessados pela leitura. Também promove oficinas relacionadas ao incentivo à leitura e práticas leitoras. Os eventos de destaque do Comitê são o Encontro Anual, o Troféu Proler e o Troféu Escreler, este último de produção textual destinado a alunos da EJA.