X

Educação

Por meio da arte, crianças de Guarujá desenvolvem suas potencialidades

A exposição de portfólios na rede municipal de educação infantil termina no próximo dia 8

Publicado em 21/10/2013 às 14:59

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Melhor do que produzir um bom trabalho é ver o resultado dele exposto e reconhecido. Em Guarujá, alunos e profissionais da rede municipal de educação infantil desfrutam desse momento. Por meio da arte, toda prática pedagógica desenvolvida pelos educadores está sendo transmitida aos pais, familiares e à comunidade do entorno das unidades.

A iniciativa da Secretaria de Educação vem sendo realizada em 19 unidades de pré-escola; 15 núcleos de educação infantil (Neims), pelo Grupo Atividades Motoras e Ações Recreativas (AMAR), além de 19 Núcleos Conveniados (Neics). A programação teve início em 19 de agosto e termina no próximo dia 8.

Na última quinta-feira (17) foi a vez do Núcleo de Educação Infantil Conveniado (NEIC) Caminho da Luz – onde estudam crianças de 2 a 3 anos e 11 meses – receber a exposição que circula desde agosto nas unidades de educação infantil da rede municipal.

A unidade escolar preparou um café da manhã acolhedor e realizou uma reunião informal recheada de arte e conhecimento para receber os pais, familiares, professores e alunos na abertura da exposição dos portfólios.

A coordenadora pedagógica dos Núcleos de Educação Infantil Conveniados (NEIC) do Município, Sandra Bueno, destaca a importância da ação. "É um momento enriquecedor do registro das ações, ideias, experiências e opiniões sobre o ensinar e aprender de nossa Cidade".

Pela primeira vez de forma itinerante, o objetivo da exposição dos portfólios é de favorecer a apreciação dos educadores, familiares e comunidade para o conhecimento das atividades que as crianças realizam. “As crianças aprendem construindo. Convidamos os pais para presenciar o que as unidades conveniadas da Prefeitura realizam com os alunos”, diz Sandra.

Segundo a diretora do Neic Caminho da Luz, Maria Fernanda de Almeida Lima, durante a produção do portfólio, as crianças sorriam e transmitiam encantamento. “Eles estavam sentindo prazer em criar uma arte. Alegria em executar a atividade com as mãozinhas sujas de tinta”, conta. Juntamente com os portfólios está um robô e um peixe artesanal criado pelas crianças com bolinha de papel amassada e material reciclável.

A diretora ressalta ainda, que se não houvesse a parceria da Prefeitura com as entidades conveniadas e subvencionadas seria difícil a realização de ações como essa. "Por meio dessas atividades os pequenos aprendem a ter autonomia, segurança, compartilhar, dividir, respeitar o próximo, conviver e trabalhar em grupo, através das brincadeiras”.

Com isso, as crianças criam condições para desenvolver suas potencialidades. Dirma Massão é bisavó da pequena Dafine Cristine Massão Santos Dias e se encantou pela exposição. “Meus filhos e netos também passaram pelo NEIC Caminho da Luz. É lindo ver essa aprendizagem diferente, que estimula a criatividade das crianças”, diz.

A opinião do pai de Lucas Rodrigues, Edicarlos da Silva Andrade, não é diferente. Ele considera importante esse tipo de atividade. “Meu filho está aprendendo a ser independente por meio da escola. Tudo isso que está sendo feito é uma forma de aprendizado que ele levará para vida toda”, conta.

Todas as atividades e ações realizadas com os alunos das redes de educação infantil municipal são desenvolvidos a partir dos eixos da matriz curricular. Dentro das áreas de formação social e pessoal e conhecimento de mundo cada unidade escolar desenvolve seus eixos de estudo.

Para a secretária de educação da Cidade, Priscilla Bonini, a atividade destaca a participação dos pais na vida escolar dos filhos. “Esta é mais uma oportunidade criada pela Seduc de trazer os pais para dentro da unidade. É o momento de fazê-los conferir os belos trabalhos realizados pelos alunos que se expressam através da arte de uma maneira singular e de modo muito especial. Nossa rede tem grandes jovens artistas”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter