X

Educação

PG sedia Fórum Regional da Educação promovido pela UVEBS

Encontro teve como tema central os "Desafios Durante a Pandemia"

Da Reportagem

Publicado em 28/01/2022 às 15:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Evento ocorreu nesta quinta-feira (27), no Auditório Jornalista  Roberto Marinho, no Bairro Mirim, em Praia Grande / Divulgação/PMPG

Nos últimos dois anos, o ensino dos alunos nas redes municipal, estadual e particular sofreu forte impacto por conta do coronavírus.  Para entender a real situação nas nove cidades da região, a União dos Vereadores da Baixada Santista (UVEBS) promoveu o Fórum Regional da Educação. O encontro, que teve como tema central “Desafios Durante a  Pandemia”, ocorreu nesta quinta-feira (27), no Auditório Jornalista  Roberto Marinho, no Bairro Mirim, em Praia Grande.

O Fórum foi comandado pelo vereador Roberto Andrade e  Silva, o Betinho, presidente da UVEBS. O encontro contou com integrantes do Legislativo das demais cidades da região, bem como, integrantes das secretarias de Educação dos nove municípios da Baixada Santista. Além destes, os dirigentes das diretorias estadual de Santos e São Vicente e representantes de escolas particulares.

Durante o evento, cada cidade teve a oportunidade de compartilhar com  os presentes quais estratégias foram adotadas no processo  ensino-aprendizagem desde o início da pandemia. Praia Grande foi representada pelo responsável da Coordenadoria de Ensino Fundamental,  Israel Batista, e pela diretora da Divisão de Ação Comunitária, Valkiria Medeiros, que na ocasião representaram a secretária de  Educação, a professora Cida Cubilia.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Um dos pontos destacados pela dupla diz respeito à ferramenta criada  para facilitar o acesso dos alunos ao conteúdo pedagógico. Logo no  início da pandemia, a Seduc de Praia Grande colocou na internet a  Plataforma Digital Educacional (PDE). O novo espaço serviu de elo entre estudantes e professores, sendo alimentado com atividades elaboradas por integrantes das equipes técnicas da pasta municipal.  Entre eles, assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) e os professores  do Departamento de Educação Ambiental.

De abril de 2020 até o final do ano letivo de 2021, o grupo elaborou  mais de 3.200 atividades para turmas de Infantil I e II, do 1º ao 9º  ano do Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e  Adultos (EJA). Do total de alunos matriculados, aproximadamente,  37.300 conseguiram acompanhar as aulas de forma online. Para os cerca  de 16.700 estudantes que não tinham condições, a Seduc fez a entrega  dos mesmos materiais impressos.

Para garantir que os alunos acompanhassem a realização das atividades,  o trabalho das pedagogas comunitárias foi fundamental. No mesmo  período, o grupo fez mais de 54 mil contatos telefônicos para dar todo  o suporte necessário. Deste total, enviaram quase 5 mil convocações  para que pais ou responsáveis comparecessem à unidade de ensino e  ainda realizaram mais de 4,5 mil visitas com objetivo de orientar os  familiares sobre a importância de participar das aulas remotas.

Diálogo

Após a explanação dos representantes das redes municipal,  estadual e particular de ensino, a jornalista Arminda da Silva  Augusto, do Grupo Tribuna, fez a mediação de debate sobre os assuntos  apresentados. Antes de iniciar, a profissional da comunicação  enfatizou a importância do Fórum. “A Baixada Santista deu um passo  muito grande neste contexto. Espaços como esse são fundamentais. Tenho  certeza que servirá de modelo para outras regiões no estado de São  Paulo”.

Representando a prefeita Raquel Chini, o secretário de Governo, Cássio Navarro, fez questão de marcar presença no evento. Ele aproveitou para  enaltecer a satisfação de Praia Grande em recepcionar tal movimento. “Quero parabenizar a UVEBS pela iniciativa em promover esse debate.  Foram apresentadas aqui questões e soluções que influenciam  diretamente em algo fundamental em nossa sociedade, que é a educação”,  destacou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

LIBERTADORES 2024

Pela Libertadores, Palmeiras vence Del Valle por 3 a 2

Ideia inicial de Abel Ferreira foi colocar um time bastante defensivo para anular a pressão inicial do Del Valle

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter