Oportunidade: Unimonte abre pré-inscrições para o Pronatec

Por meio do programa, mantido pelo Governo Federal, interessados podem fazer cursos técnicos de forma totalmente gratuita. A pré-inscrição pode ser feita no site da universidade

Comentar
Compartilhar
06 FEV 201412h11

A novidade deste ano do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), do Governo Federal, é a parceria com as instituições de ensino privadas. Na Baixada Santista, a Unimonte aderiu ao programa e já está com pré-inscrições abertas aos interessados no site www.unimonte.br/pronatec. Serão oferecidos cursos nas áreas de Portos, Meio Ambiente, Engenharia, Saúde, Comunicação, Educação, Hospitalidade e Direito.

Podem participar do Pronatec alunos matriculados ou que já concluíram o Ensino Médio, além de trabalhadores e beneficiários de programas federais de transferência de renda. São oferecidos gratuitamente cursos técnicos com duração entre um e dois anos. O Governo Federal espera atingir até o final de 2014 a marca de 8 milhões de matrículas e 4.260 cidades contempladas com a iniciativa contra 3.200 municípios em 2013.

Criado em 2011 para ampliar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no País e aumentar as oportunidades de formação, o Pronatec  até então estava restrito a instituições federais e aos serviços nacionais de aprendizagem. Este ano, a iniciativa está incluindo, de forma inédita, instituições privadas de ensino. Na parceria com o Governo Federal, a Unimonte fornece sua infraestrutura e corpo docente aos participantes do Pronatec, que poderão ter contato, mesmo em um curso técnico, com o universo de uma faculdade e seus espaços acadêmicos.

O Senai (Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial) estima que, até 2015, o setor de indústria precisará de mais de 5 milhões de técnicos formados, sendo 2,5 milhões no Estado de São Paulo. “O mercado precisa de profissionais qualificados em bons cursos técnicos. E é isso o que o Pronatec promove com a parceria junto às universidades que já contam com infraestrutura, laboratórios e professores com formação acadêmica e experiência na vida profissional. Com uma profissão garantida, o aluno terá trabalho e recursos para custear a faculdade no futuro”, diz o professor José Ângelo Alvarez, responsável acadêmico do Pronatec na Unimonte. 

O programa e já está com pré-inscrições abertas aos interessados no site www.unimonte.br/pronatec (Foto: Divulgação)