X

Educação

MEC suspende vestibular de 4% dos cursos de humanas

A lista completa das instituições e áreas atingidas foi publicada nesta sexta-feira (6) no Diário Oficial da União. SP foi o estado com mais cursos reprovados, com 58 graduações bloqueada

Publicado em 06/12/2013 às 12:16

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Ministério da Educação suspendeu vestibulares e congelou o número de vagas de 270 cursos das áreas de humanas que foram reincidentes nos resultados ruins no Conceito Preliminar de Curso (CPC). O número representa 4,1% do total dos cursos de humanas avaliados. A lista completa das instituições e áreas atingidas foi publicada nesta sexta-feira, 06, no Diário Oficial da União.

O Estado com mais cursos reprovados foi São Paulo, com os vestibulares de 58 graduações bloqueadas. Proporcionalmente, no entanto, o Estado que mais teve problemas foi o Amapá, onde 15% das graduações analisadas foram consideradas insatisfatórias pela segunda vez. O Rio Grande do Sul foi o único Estado onde não houve suspensão de vestibulares.

No total, 761 cursos tiveram resultados insatisfatórios na avaliação, com CPC 1 e 2. No entanto, apenas os 270 repetiram esses conceitos pelo segundo ciclo seguido de avaliação - o primeiro foi em 2009. Esses terão de assinar com o MEC um protocolo de compromisso prevendo melhorias na composição e regime de trabalho docente, na infraestrutura e na organização pedagógica dos cursos.

O grupo de reincidentes se divide em dois grupos. O primeiro deles, que mantém uma tendência negativa na avaliação, tem 118 cursos, com 19.241 vagas, e terá o vestibular suspenso até que todo o protocolo tenha sido cumprido. Os demais 152, que demonstraram alguma melhoria entre os dois ciclos de avaliação, possuem 24.828 vagas e poderão ser autorizados a abrir novos vestibulares ao longo de 2014, desde que uma avaliação in loco comprove que o protocolo está sendo cumprido.

O MEC suspendeu vestibulares e congelou o número de vagas de 270 cursos das áreas de humanas que foram reincidentes nos resultados ruins no Conceito Preliminar de Curso (Foto: Reprodução)

Dos cursos com problemas, a maioria é de administração, 103. Outros 51 são de Ciências Contábeis e 38, de Direito. Comunicação Social concentra 16 e as todas as demais áreas avaliadas, 62.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Circuito Sesc de Artes anima Bertioga neste sábado (27)

Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos

Guarujá

Mais de 40 vagas de emprego serão ofertadas no PAT de Guarujá, nesta terça (23)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter